Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3001
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: JOGOS LÚDICOS PARA A APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM O TANGRAM NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Título(s) alternativo(s): JOGOS LÚDICOS PARA A APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): Silva, Ana Paula Ribeiro da
Primeiro Orientador: Moura, Sebastião Rodrigues
Primeiro Membro da Banca: Moura, Sebastião Rodrigues
Segundo Membro da Banca: Silva, Jardinélio Reis da
Terceiro Membro da Banca: Gonçalves, Maria Reinize Semblano
Resumo: Nesta investigação buscamos compreender como o Tagram propicia a aprendizagem matemática, e com a análise crítica dos achados da autora, correlacionar o acervo aos anos iniciais do Ensino Fundamental quando implementado por meio de práticas pedagógicas lúdicas pelo professor. Assumimos a abordagem de pesquisa qualitativa e, quanto aos procedimentos, usamos a pesquisa bibliográfica feita no banco de dados do Google Acadêmico com descritores específicos. A busca resultou em vinte e três produções acadêmicas, das quais apropriamo-nos de dezesseis resumos de dissertações de mestrado e tese de doutorado. Da análise, observamos que há uma para formação pedagógica para o ensino de jogos matemáticos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, haja vista que a aprendizagem dos discentes é dinâmica e exige competências/habilidades próprias.
Abstract: In this investigation, we seek to understand how Tagram provides mathematical learning, and with the critical analysis of the author's findings, correlate the collection with the early years of Elementary School when implemented through playful pedagogical practices by the teacher. We took the qualitative research approach and, as for the procedures, we used the bibliographic research done in the Google Scholar database with specific descriptors. The search resulted in twenty-three academic productions, of which we appropriated sixteen abstracts of master's dissertations and doctoral thesis. From the analysis, we observed that there is one for pedagogical training for the teaching of mathematical games in the early years of elementary school, since the students' learning is dynamic and requires their own competencies/skills.
Palavras-chave: Jogos lúdicos
Tangram
Anos iniciais
Matemática
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3001
Data do documento: 24-Ago-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Ana Paula Ribeiro da Silva.pdf465,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.