Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3001
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | JOGOS LÚDICOS PARA A APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM O TANGRAM NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
Título(s) alternativo(s): | JOGOS LÚDICOS PARA A APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Autor(es): | Silva, Ana Paula Ribeiro da |
Primeiro Orientador: | Moura, Sebastião Rodrigues |
Primeiro Membro da Banca: | Moura, Sebastião Rodrigues |
Segundo Membro da Banca: | Silva, Jardinélio Reis da |
Terceiro Membro da Banca: | Gonçalves, Maria Reinize Semblano |
Resumo: | Nesta investigação buscamos compreender como o Tagram propicia a aprendizagem matemática, e com a análise crítica dos achados da autora, correlacionar o acervo aos anos iniciais do Ensino Fundamental quando implementado por meio de práticas pedagógicas lúdicas pelo professor. Assumimos a abordagem de pesquisa qualitativa e, quanto aos procedimentos, usamos a pesquisa bibliográfica feita no banco de dados do Google Acadêmico com descritores específicos. A busca resultou em vinte e três produções acadêmicas, das quais apropriamo-nos de dezesseis resumos de dissertações de mestrado e tese de doutorado. Da análise, observamos que há uma para formação pedagógica para o ensino de jogos matemáticos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, haja vista que a aprendizagem dos discentes é dinâmica e exige competências/habilidades próprias. |
Abstract: | In this investigation, we seek to understand how Tagram provides mathematical learning, and with the critical analysis of the author's findings, correlate the collection with the early years of Elementary School when implemented through playful pedagogical practices by the teacher. We took the qualitative research approach and, as for the procedures, we used the bibliographic research done in the Google Scholar database with specific descriptors. The search resulted in twenty-three academic productions, of which we appropriated sixteen abstracts of master's dissertations and doctoral thesis. From the analysis, we observed that there is one for pedagogical training for the teaching of mathematical games in the early years of elementary school, since the students' learning is dynamic and requires their own competencies/skills. |
Palavras-chave: | Jogos lúdicos Tangram Anos iniciais Matemática |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Iporá |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3001 |
Data do documento: | 24-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Ana Paula Ribeiro da Silva.pdf | 465,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.