Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3001
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: JOGOS LÚDICOS PARA A APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM O TANGRAM NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Other Titles: JOGOS LÚDICOS PARA A APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
metadata.dc.creator: Silva, Ana Paula Ribeiro da
metadata.dc.contributor.advisor1: Moura, Sebastião Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee1: Moura, Sebastião Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Jardinélio Reis da
metadata.dc.contributor.referee3: Gonçalves, Maria Reinize Semblano
metadata.dc.description.resumo: Nesta investigação buscamos compreender como o Tagram propicia a aprendizagem matemática, e com a análise crítica dos achados da autora, correlacionar o acervo aos anos iniciais do Ensino Fundamental quando implementado por meio de práticas pedagógicas lúdicas pelo professor. Assumimos a abordagem de pesquisa qualitativa e, quanto aos procedimentos, usamos a pesquisa bibliográfica feita no banco de dados do Google Acadêmico com descritores específicos. A busca resultou em vinte e três produções acadêmicas, das quais apropriamo-nos de dezesseis resumos de dissertações de mestrado e tese de doutorado. Da análise, observamos que há uma para formação pedagógica para o ensino de jogos matemáticos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, haja vista que a aprendizagem dos discentes é dinâmica e exige competências/habilidades próprias.
Abstract: In this investigation, we seek to understand how Tagram provides mathematical learning, and with the critical analysis of the author's findings, correlate the collection with the early years of Elementary School when implemented through playful pedagogical practices by the teacher. We took the qualitative research approach and, as for the procedures, we used the bibliographic research done in the Google Scholar database with specific descriptors. The search resulted in twenty-three academic productions, of which we appropriated sixteen abstracts of master's dissertations and doctoral thesis. From the analysis, we observed that there is one for pedagogical training for the teaching of mathematical games in the early years of elementary school, since the students' learning is dynamic and requires their own competencies/skills.
Keywords: Jogos lúdicos
Tangram
Anos iniciais
Matemática
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Iporá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3001
Issue Date: 24-Aug-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Ana Paula Ribeiro da Silva.pdf465,64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.