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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: DESIGUALDADES EDUCACIONAIS E CRISE SANITÁRIA: O IMPACTO DA PANDEMIA COVID-19 NOS ESTUDANTES DA ZONA RURAL DE SÃO LUÍS DE MONTES BELOS - GO
metadata.dc.creator: Junqueira, Kárita Bruno de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Alencar, Diego Pinheiro
metadata.dc.contributor.referee1: Alencar, Juheina Lacerda Ribeiro Viana
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa visa compreender os impactos causados em face da pandemia de COVID-19 (iniciada em março de 2020) na educação. Na qual se delineia o cenário do território brasileiro de forma geral, com foco no estado de Goiás e seus municípios, Goiânia (capital) e São Luís de Montes Belos, respectivamente. A última cidade foi escolhida e se justifica, pois, esta pesquisadora é residente do município. Sendo assim, inicialmente o estudo tem a finalidade de fazer um levantamento de dados através de pesquisa bibliográfica sobre a potencialização das desigualdades educacionais e sociais (que já eram fenômenos enraizados em nosso país), do agravamento da exclusão escolar e digital, evidencia o crescente número de famílias em situação de extrema pobreza, bem como, dados preocupantes que apontam que as crianças foram impactadas severamente, devido à falta do convívio social, com a migração do ensino presencial para o remoto, desencadeando distúrbios como ansiedade; excesso de peso; episódios depressivos; falta de concentração, entre outros. Dessa forma, gera uma situação de alerta com as lacunas causadas pela pandemia na formação de crianças e jovens. Retrata também a taxa de analfabetismo no país. No entanto, a pesquisa revela que a inacessibilidade a educação ou a educação de qualidade, mesmo com as políticas públicas aplicadas, refletiram no aumento da exclusão escolar de crianças e jovens.
Abstract: This research aims to understand the impacts of the COVID-19 pandemic (started in March 2020) on education.In which the scenario of the Brazilian territory is outlined in general, focusing on the state of Goiás and its, Goiânia (capital) and São Luís de Montes Belos, municipalities, respectively. The last one was chosen and is justified, as this research city is a resident of the municipality. So, first, the digital study has the purpose of doing data research through our bibliographic research on our inequality of social and social inequalities. from families in extreme poverty, as well as children of data were worrying that point out how they affect severely, due to face-to-face teaching, with anxiety at the lack of face-to-face teaching to the remote, triggering disturbances; overweight; loved ones; lack of concentration, among others. In this way, it generates an alert situation with the gaps that marked a pandemic in children and young people. It also portrays the illiteracy rate in the country. However, the research reveals that the inaccessibility to education or the education of young people with the policies applied, also reflected in the increase in the quality of school exclusion of children and young people.
Keywords: Educação Infantil
Pandemia
Exclusão
Crianças
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Iporá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3000
Issue Date: 24-Oct-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

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