Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2994
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O OLHAR DA ESCOLA SOBRE OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
Título(s) alternativo(s): The school's view of students with disabilities
Autor(es): Silva, Marluce Nunes de Lima
Primeiro Orientador: Sampaio, Tatiana Guimarães
Primeiro Membro da Banca: Carvalho, Debora Carla de Souza
Segundo Membro da Banca: Santos, Geissiene Soares dos
Resumo: No estudo e análise de pesquisas, aprofundando em conhecimentos, investigações e analisando a realidade social vivenciada na atualidade, surge questões que nos fazem pensar e indagar se realmente a educação inclusiva está sendo executada da forma que preconiza as leis. No contexto geral, deve-se analisar os quesitos de maior relevância ou crítica, que podem contribuir ou não para o desenvolvimento e aprendizado de todos os alunos, identificando reais problemas enfrentados por pessoa com deficiência ao entrarem na escola e se adaptarem no meio escolar. Podese afirmar que, é essencial entender a importância da educação inclusiva diante a realidade em que vivemos de diversidades sociais. Esse entendimento é benéfico para os estudantes, professores e principalmente para a sociedade em geral, contribuindo assim, para o desenvolvimento de práticas que preparam os estudantes para a vida na comunidade, melhoram as habilidades dos profissionais que estão na linha de frente para a execução da educação e dessa forma a sociedade torna-se consciente e valoriza o ambiente social, podendo oferecer oportunidades iguais para todas as pessoas sem distinção. Analisando o processo de evolução da educação e constatando que mesmo não sendo recente a frequência da população e de EPAEE nas escolas regulares, esse tema está em uma nova dimensão desde a década de 90, (com a elaboração do Plano Decenal Para Todos 1993) e mais recentemente com a Resolução 02/01 e o Programa Educação Inclusiva: Direito a Diversidade (2003), que começou a ser implantado nas escolas brasileiras nos diferentes municípios do país, no ano de 2004. Sendo assim é necessário buscar entender como toda a equipe escolar recebe um aluno com deficiência, como é sua adaptação, convivência no ambiente escolar, a contribuição familiar e o processo de aprendizagem diante de cada dificuldade do mesmo em particular.
Abstract: In the study and analysis of research, deepening knowledge, investigations and analyzing the social reality experienced today, questions arise that make us think and ask if inclusive education is actually being carried out in the way that the laws recommend. In the general context, the most relevant or critical aspects must be analyzed, which may or may not contribute to the development and learning of all students, identifying real problems faced by people with disabilities when entering school and adapting to the school environment. It can be said that it is essential to understand the importance of inclusive education in the face of the reality in which we live in social diversities. This understanding is beneficial for students, teachers and especially for society in general, thus contributing to the development of practices that prepare students for life in the community, improve the skills of professionals who are on the front line for the execution of the education and in this way society becomes aware and values the social environment, being able to offer equal opportunities to all people without distinction. Analyzing the process of evolution of education and noting that even though the frequency of the population and EPAEE in regular schools is not recent, this theme has been in a new dimension since the 90s, (with the elaboration of the Ten Year Plan for All 1993) and more recently with Resolution 02/01 and the Inclusive Education Program: Right to Diversity (2003), which began to be implemented in Brazilian schools in different municipalities in the country, in 2004. Therefore, it is necessary to seek to understand how the whole team school receives a student with a disability, how is their adaptation, coexistence in the school environment, family contribution and the learning process in the face of each difficulty of the same in particular.
Palavras-chave: Educação Inclusiva
Deficiência
Ensino-aprendizagem
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2994
Data do documento: 8-Out-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Marluce Nunes de Lima Silva.pdf407,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcae_Marluce Nunes de Lima Silva.pdf126,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.