Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2989
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | DISTÚRBIOS DA LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PAPEL DO PROFESSOR EM SALA DE AULA |
Autor(es): | Silva, Janiz |
Primeiro Orientador: | Borges, Rosalina |
Resumo: | O referente estudo objetiva discutir sobre as dificuldades que interferem no desenvolvimento da leitura e da escrita, cujo foco é a dislalia, pois considera-se ser este um distúrbio que na maioria das vezes passa despercebido, não por incompetência do professor, mas por falta de conhecimento e abrangência do problema na vida do educando. Traz como base metodológica a abordagem qualitativa e bibliográfica da literatura cientifica, pois recorre a estudos científicos alicerçando a discussão, mas ao mesmo tempo esbarra- se na falta de estudos científicos que abordam o tema da forma como deveria dificultando a abrangência do mesmo no âmbito pedagógico, entendendo que seria uma forma de buscar alternativas para o suprimento de uma deficiência que pode ser sanada no período certo como a dislalia. Ressalta a importância de uma equipe multiprofissional, incluindo a família e a escola como um todo livros e artigos sobre o assunto. Entende-se ser uma discussão importante para estudos futuros, disseminando a importância do tema e seu aprofundamento. |
Abstract: | The referent study aims to discuss the difficulties that interfere in the development of reading and writing, whose focus is dyslalia, as this is considered to be a disorder that most of the time goes unnoticed, not because of the teacher's incompetence, but due to lack of knowledge and scope of the problem in the student's life. It brings as a methodological basis the qualitative and bibliographic approach of the scientific literature, as it uses scientific studies to support the discussion, but at the same time it comes up against the lack of scientific studies that approach the topic in the way it should, making it difficult to cover it in the pedagogical scope. , understanding that it would be a way of looking for alternatives to supply a deficiency that can be remedied in the right period, such as dyslalia. It emphasizes the importance of a multidisciplinary team, including the family and the school as a whole. books and articles on the subject. It is understood to be an important discussion for future studies, disseminating the importance of the topic and its deepening. |
Palavras-chave: | Distúrbio de aprendizagem Dislalia Leitura e escrita |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Urutaí |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2989 |
Data do documento: | 24-Out-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_ JANIZ BEZERRA.pdf | 807,61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.