Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2989
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: DISTÚRBIOS DA LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PAPEL DO PROFESSOR EM SALA DE AULA
metadata.dc.creator: Silva, Janiz
metadata.dc.contributor.advisor1: Borges, Rosalina
metadata.dc.description.resumo: O referente estudo objetiva discutir sobre as dificuldades que interferem no desenvolvimento da leitura e da escrita, cujo foco é a dislalia, pois considera-se ser este um distúrbio que na maioria das vezes passa despercebido, não por incompetência do professor, mas por falta de conhecimento e abrangência do problema na vida do educando. Traz como base metodológica a abordagem qualitativa e bibliográfica da literatura cientifica, pois recorre a estudos científicos alicerçando a discussão, mas ao mesmo tempo esbarra- se na falta de estudos científicos que abordam o tema da forma como deveria dificultando a abrangência do mesmo no âmbito pedagógico, entendendo que seria uma forma de buscar alternativas para o suprimento de uma deficiência que pode ser sanada no período certo como a dislalia. Ressalta a importância de uma equipe multiprofissional, incluindo a família e a escola como um todo livros e artigos sobre o assunto. Entende-se ser uma discussão importante para estudos futuros, disseminando a importância do tema e seu aprofundamento.
Abstract: The referent study aims to discuss the difficulties that interfere in the development of reading and writing, whose focus is dyslalia, as this is considered to be a disorder that most of the time goes unnoticed, not because of the teacher's incompetence, but due to lack of knowledge and scope of the problem in the student's life. It brings as a methodological basis the qualitative and bibliographic approach of the scientific literature, as it uses scientific studies to support the discussion, but at the same time it comes up against the lack of scientific studies that approach the topic in the way it should, making it difficult to cover it in the pedagogical scope. , understanding that it would be a way of looking for alternatives to supply a deficiency that can be remedied in the right period, such as dyslalia. It emphasizes the importance of a multidisciplinary team, including the family and the school as a whole. books and articles on the subject. It is understood to be an important discussion for future studies, disseminating the importance of the topic and its deepening.
Keywords: Distúrbio de aprendizagem
Dislalia
Leitura e escrita
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Urutaí
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2989
Issue Date: 24-Oct-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_ JANIZ BEZERRA.pdf807,61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.