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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EM LIBRAS
Título(s) alternativo(s): LIBRAS LITERACY PROCESS
Autor(es): Pereira, Janaina Francisco
Primeiro Orientador: Sampaio, Tatiana Guimarães
Primeiro Membro da Banca: Sampaio, Tatiana Guimarães
Segundo Membro da Banca: Carvalho, Débora Carla de Souza
Terceiro Membro da Banca: Santos, Gessiene Soares dos
Resumo: O presente artigo tem como objetivo geral compreender a importância do ensino da Libras para os surdos. A Libras é a Língua Brasileira de Sinais reconhecida, instituída pela lei 10.436/2002 e o ensino da Libras nas universidades foi instituído através do decreto 5626/2005. Desde então, passou a parte do currículo como disciplina obrigatória em alguns cursos de graduação. De acordo com as autoras: Cavalheiro, Brizolla e Martins “A cultura surda tem aspectos muito específicos e entender esses aspectos é importante, é necessário que se estabeleça contato com uma pessoa surda fluente em Libras para acessar a fluência nessa língua, pois a cultura surda é parte indissociável da aquisição da língua”. Nesse contexto, alguns questionamentos são pertinentes para mover esta pesquisa como: Qual método pode-se usar para alfabetização em Libras? Qual a importância no processo da inclusão e alfabetização do aluno surdo? O que se pode fazer para facilitar a alfabetização em Libras? Será feito uma análise das abordagens de ensino: Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo, no qual discutem práticas pedagógicas implementadas nas escolas nos diferentes momentos históricos. A metodologia utilizada para a realização do artigo trata-se de revisão bibliográfica qualitativa, a partir de artigos, revistas, livros, dissertações e teses para abordar o tema escolhido. Como embasamento teórico foram utilizados os estudos de autores como: Ribeiro (2019), Cordeiro (2021), Alvez; Damázio (2010), Rubio; Queiroz (2014) entre outros. Os trabalhos encontrados mostram que é essencial a inclusão dos alunos surdos desde a alfabetização, pois, irá romper barreiras acadêmicas e possibilitará o acesso a Libras como L1 e a Língua Portuguesa como L2.
Abstract: This article aims to understand the importance of teaching Libras for the deaf. Libras is the recognized Brazilian Sign Language, established by law 10.436/2002 and the teaching of Libras in universities was instituted through decree 5626/2005. Since then, part of the curriculum has become a mandatory subject in some undergraduate courses. According to the authors: Cavalheiro, Brizolla and Martins “The deaf culture has very specific aspects and understanding these aspects is important, it is necessary to establish contact with a deaf person fluent in Libras to access fluency in that language, because the deaf culture is an inseparable part of language acquisition”. In this context, some questions are relevant to move this research, such as: Which method can be used for literacy in Libras? What is the importance in the process of inclusion and literacy of the deaf student? What can be done to facilitate literacy in Libras? An analysis will be made of the teaching approaches: Oralism, Total Communication and Bilingualism, in which they discuss pedagogical practices implemented in schools in different historical moments. The methodology used to carry out the article is a qualitative bibliographic review, from articles, magazines, books, dissertations and theses to address the chosen theme. As a theoretical basis, studies by authors such as: Ribeiro (2019), Cordeiro (2021), Alvez; Damázio (2010), Rubio; Queiroz (2014) among others. The works found show that the inclusion of deaf students since literacy is essential, as it will break academic barriers and allow access to Libras as L1 and Portuguese as L2.
Palavras-chave: Libras
Alfabetização
Surdos
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2978
Data do documento: 8-Out-2022
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