Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2971
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A IMPORTÂNCIA DO INCENTIVO À LEITURA NA INFÂNCIA |
Autor(es): | Monteiro, Juliana Almeida |
Primeiro Orientador: | Aparecida, Rosalina Borges |
Resumo: | A presente pesquisa se trata da discussão da importância do incentivo à leitura na infância, surgindo a partir de questionamentos acerca da baixa quantidade de leitores no Brasil, principalmente os da educação básica. Dessa forma busca-se investigar se o baixo índice de leitores está relacionado com a falta de incentivo à leitura na infância, discute a importância de inserir metodologias que despertem o interesse das crianças pelo universo da leitura. É uma pesquisa considerada de extrema relevância, pois a falta de leitura ocasiona dificuldade de comunicação e criatividade. A pesquisa busca apontar se as escolas e as famílias estão motivando a prática de leitura, identificar se as práticas de leituras são priorizadas nas práticas pedagógicas e identificar como as práticas de leituras auxiliam a ampliação da visão de mundo. O método de pesquisa utilizado é a pesquisa qualitativa bibliográfica, é aquela desenvolvida a partir da leitura de textos como artigos, livros, dissertações. Para a leitura se tornar um hábito é necessário que o professor adote diversas metodologias em sala de aula que estimulam o prazer em ler. Um fator agravante nesse contexto foi a Pandemia da COVID 19, que tiveram que afastar as crianças e adolescentes da sala de aula ocasionando um atraso na alfabetização. Dados da Fundação Lemann (2021), revela que 73% dos estudantes estão na categoria dos "não alfabetizados", assim concluímos que é de extrema necessidade incentivar a leitura na infância, para a formação de futuros leitores. |
Abstract: | This research is about the discussion of the importance of encouraging reading in childhood, arising from questions about the low number of readers in Brazil, especially in basic education. Thus, it seeks to investigate whether the low rate of readers is related to the lack of encouragement to read in childhood, and discusses the importance of inserting methodologies that awaken children's interest in the universe of reading. This research is considered extremely relevant, because the lack of reading causes difficulties in communication and creativity. The research seeks to point out if schools and families are motivating the practice of reading, to identify if the reading practices are prioritized in the pedagogical practices, and to identify how the reading practices help expand the world view. The research method used is qualitative bibliographical research, developed from the reading of texts such as articles, books, and dissertations. For reading to become a habit it is necessary that the teacher adopts several methodologies in the classroom that stimulate the pleasure of reading. An aggravating factor in this context was the COVID 19 Pandemic, which had to keep children and adolescents away from the classroom causing a delay in literacy. Data from the Lemann Foundation (2021), reveals that 73% of the students are in the "non-literate" category, thus we conclude that it is extremely necessary to encourage reading in childhood, for the formation of future readers. |
Palavras-chave: | Leitura Infância Lúdico Alfabetização |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Urutaí |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2971 |
Data do documento: | 24-Out-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
art.cient_Juliana Monteiro.pdf | 828,68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.