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https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2967
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A INCLUSÃO DA LIBRAS NO CURRÍCULO ESCOLAR A PARTIR DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Autor(es): | Bandeira, Magna |
Primeiro Orientador: | Paula, Marcos |
Primeiro Membro da Banca: | Ribeiro, Luciane |
Segundo Membro da Banca: | Borges, Lucimara |
Resumo: | A inclusão é um processo que se encontra em destaque na sociedade atual como resultado do avanço de Políticas Públicas voltadas para pessoas com necessidades especiais em vários âmbitos da sociedade. Desse modo, é importante assegurar a inclusão dos surdos e principalmente esclarecer sobre a importância da divulgação da Libras para viabilizar a comunicação destes sujeitos com os demais. Assim, o objetivo deste estudo é ressaltar a importância de se difundir a Língua Brasileira de Sinais a partir da Educação Infantil para que ao aprender esta língua desde pequena, a criança possa se comunicar melhor com seus colegas e professores a partir da mediação de um intérprete. Quais as vantagens de se ensinar Libras a partir da Educação Infantil? Foi realizada uma pesquisa bibliográfica por meio do Scielo, Google Acadêmico e em obras que tratam da trajetória da educação dos surdos, além da legislação que regulamenta a língua de sinais e dá os devidos encaminhamentos para sua difusão e garantia do acesso das pessoas surdas à uma educação que seja equânime. A inserção da Libras na Educação Infantil permitirá a ampliação da comunicação dos surdos, maior interação com os demais e compreensão do espaço vivido. Compreende-se o ensino de Libras desde o início da escolarização como mecanismo importante para o desenvolvimento psicossocial e cognitivo destes educandos, uma vez que a ausência desta relação pode desencadear o fracasso escolar do indivíduo surdo. |
Abstract: | Inclusion is a process that is highlighted in today's society as a result of the advancement of Public Policies aimed at people with special needs in various spheres of society. Thus, it is important to ensure the inclusion of the deaf and, above all, to clarify the importance of disclosing Libras to facilitate the communication of these subjects with others. Thus, the objective of this study is to emphasize the importance of spreading the Brazilian Sign Language from Early Childhood Education so that, when learning this language from an early age, the child can better communicate with their peers and teachers through the mediation of an interpreter. What are the advantages of teaching Libras from Early Childhood Education? A bibliographic research was carried out through Scielo, Google Scholar and in works that deal with the trajectory of the education of the deaf, in addition to the legislation that regulates sign language and gives the appropriate directions for its dissemination and guaranteeing the access of deaf people to a education with equity. The inclusion of Libras in Early Childhood Education will allow the expansion of communication of the deaf, greater interaction with others and understanding of the lived space. The teaching of Libras from the beginning of schooling is understood as an important mechanism for the psychosocial and cognitive development of these students, since the absence of this relationship can trigger the school failure of the deaf individual. |
Palavras-chave: | Ouvintes Surdos Inclusão Libras |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Hidrolândia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2967 |
Data do documento: | 22-Out-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
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