Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2963
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | OS IMPACTOS DO ENSINO REMOTO NA ALFABETIZAÇÃO |
Autor(es): | Néia, Iva |
Primeiro Orientador: | Aragão, Manoel Soares de |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo discutir sobre os impactos do ensino remoto na alfabetização, através de uma revisão bibliográfica acerca do assunto. Muitos foram os desafios encontrados no ensino remoto devido à pandemia do Covid 19 que fechou temporariamente as escolas e fez com que profissionais da educação como gestores e professores; alunos e os pais vivenciassem uma realidade virtual que não estavam acostumados. A transição digital nas escolas ocorreu de forma imediata, trazendo a necessidade de repensar práticas pedagógicas para o futuro. Neste contexto discutiremos os impactos na alfabetização; professores, estudantes e famílias despreparadas quanto ao uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs), pais que não têm condições pedagógicas para auxiliarem seus filhos em casa e também famílias sem acesso a internet, ou com internet fraca e um aparelho de celular para mais de um aluno. |
Abstract: | This article aims to discuss the impacts of remote teaching on literacy, through a literature review on the subject. There were many challenges encountered in remote teaching due to the Covid 19 pandemic that temporarily closed schools and made education professionals such as managers and teachers; students and parents to experience a virtual reality they were not used to. The digital transition in schools occurred immediately, bringing the need to rethink pedagogical practices for the future. In this context we will discuss the impacts on literacy; teachers, students and families unprepared for the use of information and communication technologies (ICTs), parents who do not have the pedagogical conditions to help their children at home and also families without internet access, or with weak internet and a cell phone device for more of a student. |
Palavras-chave: | Pandemia Ensino Remoto Alfabetização |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Iporá |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2963 |
Data do documento: | 28-Out-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcae_Iva Néia.pdf | 1,66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
tcc_Iva Neia.pdf | 393,77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Ata de Defesa_Iva Néia.pdf | 1,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.