Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2963
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: OS IMPACTOS DO ENSINO REMOTO NA ALFABETIZAÇÃO
metadata.dc.creator: Néia, Iva
metadata.dc.contributor.advisor1: Aragão, Manoel Soares de
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo tem como objetivo discutir sobre os impactos do ensino remoto na alfabetização, através de uma revisão bibliográfica acerca do assunto. Muitos foram os desafios encontrados no ensino remoto devido à pandemia do Covid 19 que fechou temporariamente as escolas e fez com que profissionais da educação como gestores e professores; alunos e os pais vivenciassem uma realidade virtual que não estavam acostumados. A transição digital nas escolas ocorreu de forma imediata, trazendo a necessidade de repensar práticas pedagógicas para o futuro. Neste contexto discutiremos os impactos na alfabetização; professores, estudantes e famílias despreparadas quanto ao uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs), pais que não têm condições pedagógicas para auxiliarem seus filhos em casa e também famílias sem acesso a internet, ou com internet fraca e um aparelho de celular para mais de um aluno.
Abstract: This article aims to discuss the impacts of remote teaching on literacy, through a literature review on the subject. There were many challenges encountered in remote teaching due to the Covid 19 pandemic that temporarily closed schools and made education professionals such as managers and teachers; students and parents to experience a virtual reality they were not used to. The digital transition in schools occurred immediately, bringing the need to rethink pedagogical practices for the future. In this context we will discuss the impacts on literacy; teachers, students and families unprepared for the use of information and communication technologies (ICTs), parents who do not have the pedagogical conditions to help their children at home and also families without internet access, or with weak internet and a cell phone device for more of a student.
Keywords: Pandemia
Ensino Remoto
Alfabetização
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Iporá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2963
Issue Date: 28-Oct-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcae_Iva Néia.pdf1,66 MBAdobe PDFView/Open
tcc_Iva Neia.pdf393,77 kBAdobe PDFView/Open
Ata de Defesa_Iva Néia.pdf1,51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.