Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2961
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: JOGOS E BRINCADEIRAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
metadata.dc.creator: Oliveira, Marta Xavier da Silva Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Ribeiro, Luciane Nunes
metadata.dc.description.resumo: O respectivo artigo trata-se de uma investigação, cujo o propósito é pesquisar atividades lúdicas, com brincadeiras e jogos para as crianças da Educação Infantil, a fim de promover uma aprendizagem matemática com motivação. Para tanto, fora realizada uma pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores como: Silva (2013), Carvalho e Nobre (2021), Leonardo, Menestrina e Miarka (2014), Kishimoto (2000), dentre outros, os quais abordam questões referentes à aprendizagem atrelada à realidade das crianças, ou seja, que utilizam os recursos próprios da principal atividade das crianças que é o brincar. A pesquisa se constituiu de uma abordagem qualitativa, com o propósito de ampliar o conhecimento a respeito do tema, se configura ainda, como exploratória. A coleta dos dados ocorreu por buscas em sites, com rigor científico, como Scielo Brasil e Google Acadêmico, sobre a temática, utilizando-se de fontes bibliográficas em livros, dissertações, artigos, obras de referência e periódicos científicos. A respectiva obra apresenta algumas brincadeiras e jogos, tais como a amarelinha, o jogo pega-varetas, tangram e o quebra-cabeça, já utilizados por autores, em pesquisa de campo, que demonstraram resultados satisfatórios, ou seja, contribuíram no processo de construção das aprendizagens matemáticas.
Abstract: and games for children in Early Childhood Education, in order to promote mathematical learning with motivation. Therefore, a bibliographic research was carried out, based on authors such as: Silva (2013), Carvalho and Nobre (2021), Leonardo, Menestrina and Miarka (2014), Kishimoto (2000), among others, which address issues related to learning linked to the children's reality, that is, they use their own resources for the children's main activity, which is playing. The research consisted of a qualitative approach, with the purpose of expanding knowledge about the subject, it is still configured as exploratory. Data collection took place by searching websites, with scientific rigor, such as Scielo Brasil and Google Scholar, on the subject, using bibliographic sources in books, dissertations, articles, reference works and scientific journals. The respective work presents some games and games, such as hopscotch, the game of pick-up sticks, tangram and the puzzle, already used by authors in field research, which showed satisfactory results, that is, they contributed to the construction process. of mathematical learning.
Keywords: Brincadeiras e Jogos
Educação Infantil
Matemática
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Hidrolândia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2961
Issue Date: 22-Oct-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.