Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2957
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A FAMÍLIA NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPO DE PANDEMIA
Other Titles: The Family in the child's schooling process in early childhood education in pandemic time
metadata.dc.creator: Santos, Maria Aparecida dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Gutemberg, Jaqueline Souza
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa visa refletir sobre o processo de escolarização da criança em isolamento domiciliar no período de pandemia. Analisamos o papel da família como responsável por contribuir com os professores, auxiliando na apresentação dos conteúdos escolares. Nesta perspectiva, buscamos discutir sobre os desafios enfrentados pelas famílias no período pandêmico, entre eles: a ausência da didática e do conhecimento pedagógico por parte dos pais e responsáveis, a dificuldade em conciliar o cotidiano com a escolarização da criança, bem como a necessidade de se adaptar à tecnologia para estabelecer o ensino remoto. O trabalho se apoia no debate sobre o direito da criança à educação. Para o desenvolvimento da pesquisa buscamos uma metodologia fundada em uma conceituação teórica e bibliográfica, realizando uma análise de natureza descritiva e reflexiva a partir dos fatos e fenômenos de uma determinada realidade, a qual seja, a educação infantil no período da pandemia de Covid-19. Buscamos suportes na lei de diretrizes e base n° 9.394/96, (LDB), Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Barbosa (2017), Martins (2020), Alves (2020), Sampaio (2007) e Gerhard (2009). PALAVRA-CHAVE: Educação Infantil; Família; Ensino Remoto.
Abstract: The research aims to reflect on the schooling process of the child in home isolation during the pandemic period. We analyzed the role of the family as responsible for contributing to the teachers, helping in the presentation of school contents. In this perspective, we seek to discuss the challenges faced by families in the pandemic period, among them: the absence of didactics and pedagogical knowledge on the part of parents and guardians, the difficulty in reconciling daily life with the child's schooling, as well as the need to adapt to technology to establish remote teaching. The work is based on the debate on the child's right to education. For the development of the research, we sought a methodology based on a theoretical and bibliographic conceptualization, carrying out a descriptive and reflective analysis based on the facts and phenomena of a certain reality, which is, early childhood education in the period of the Covid-19 pandemic. We seek support in the law of guidelines and base n° 9.394/96, (LDB), National Common Curricular Base (BNCC), Barbosa (2017), Martins (2020), Alves (2020), Sampaio (2007) and Gerhard (2009).
Keywords: Educação Infantil
Early Childhood Education
Família
Family
Ensino Remoto
Remote Teaching.
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Cristalina
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2957
Issue Date: 25-Oct-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ata - Maria TCC (1).pdf792,13 kBAdobe PDFView/Open
ARTIGO CIENTIFICO_Maria Aparecida dos Santos.pdf463,73 kBAdobe PDFView/Open
TCAE_Maria Aparecida.pdf112,52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.