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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A FAMÍLIA NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPO DE PANDEMIA
Título(s) alternativo(s): The Family in the child's schooling process in early childhood education in pandemic time
Autor(es): Santos, Maria Aparecida dos
Primeiro Orientador: Gutemberg, Jaqueline Souza
Resumo: A pesquisa visa refletir sobre o processo de escolarização da criança em isolamento domiciliar no período de pandemia. Analisamos o papel da família como responsável por contribuir com os professores, auxiliando na apresentação dos conteúdos escolares. Nesta perspectiva, buscamos discutir sobre os desafios enfrentados pelas famílias no período pandêmico, entre eles: a ausência da didática e do conhecimento pedagógico por parte dos pais e responsáveis, a dificuldade em conciliar o cotidiano com a escolarização da criança, bem como a necessidade de se adaptar à tecnologia para estabelecer o ensino remoto. O trabalho se apoia no debate sobre o direito da criança à educação. Para o desenvolvimento da pesquisa buscamos uma metodologia fundada em uma conceituação teórica e bibliográfica, realizando uma análise de natureza descritiva e reflexiva a partir dos fatos e fenômenos de uma determinada realidade, a qual seja, a educação infantil no período da pandemia de Covid-19. Buscamos suportes na lei de diretrizes e base n° 9.394/96, (LDB), Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Barbosa (2017), Martins (2020), Alves (2020), Sampaio (2007) e Gerhard (2009). PALAVRA-CHAVE: Educação Infantil; Família; Ensino Remoto.
Abstract: The research aims to reflect on the schooling process of the child in home isolation during the pandemic period. We analyzed the role of the family as responsible for contributing to the teachers, helping in the presentation of school contents. In this perspective, we seek to discuss the challenges faced by families in the pandemic period, among them: the absence of didactics and pedagogical knowledge on the part of parents and guardians, the difficulty in reconciling daily life with the child's schooling, as well as the need to adapt to technology to establish remote teaching. The work is based on the debate on the child's right to education. For the development of the research, we sought a methodology based on a theoretical and bibliographic conceptualization, carrying out a descriptive and reflective analysis based on the facts and phenomena of a certain reality, which is, early childhood education in the period of the Covid-19 pandemic. We seek support in the law of guidelines and base n° 9.394/96, (LDB), National Common Curricular Base (BNCC), Barbosa (2017), Martins (2020), Alves (2020), Sampaio (2007) and Gerhard (2009).
Palavras-chave: Educação Infantil
Early Childhood Education
Família
Family
Ensino Remoto
Remote Teaching.
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Cristalina
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2957
Data do documento: 25-Out-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

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