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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bandeira, Dina Carla da Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0397545997189633pt_BR
dc.creatorRoncolato, Letícia Rejane Carvalhaes Alvarenga-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1462676224692340pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-10T19:29:55Z-
dc.date.available2022-11-01-
dc.date.available2022-11-10T19:29:55Z-
dc.date.issued2022-10-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2954-
dc.description.abstractThis article aims to reflect on the importance of a democratic and participatory leadership in schools, presenting as the focus of the research, identify everyday actions that can contribute to the performance of the manager facing the school environment. The work presents a qualitative approach and was carried out through a bibliographical research, considering relevant authors such as Luck (1998 and 2009), Paro (2001) and Libâneo (2002). Adrião (2007) and Aquino (2015). Furthermore, books and articles were used from the authors who emphasize the conceptions and importance of democratic and participatory school management in schools. Moreover, Oliveira (2016), Silveira and Coelho (2018) contribute to the study regarding Democratic and Participatory Management and the role of the school manager, Reck and Camargo-Silva (2017) about the concept of Democratic Management. Oliveira and Menezes-Vasquez (2018) emphasizing in their studies, school management, as well as we used Alves and Barbosa (2020), who developed their studies the Democratic School Management: directive dimension to significant educational processes. As a conclusion, we emphasize that school management can be seen as a transforming agent and that it makes it possible to integrate the participatory process of education in order to ensure commitment from the relationships established between the social subjects involved in the process facing the setbacks and challenges of the school universe.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo visa refletir sobre a importância de uma liderança democrática e participativa nas escolas, apresentando como foco da pesquisa, identificar ações cotidianas que possam contribuir na atuação do gestor frente ao ambiente escolar. O trabalho apresenta uma abordagem qualitativa e se deu por meio da pesquisa do tipo bibliográfica considerando para isso autores relevantes como: Luck (1998 e 2009), Paro (2001) e Libâneo (2002). Adrião (2007) e Aquino (2015). Ademais, foram utilizados livros e artigos a partir dos autores que enfatizam as concepções e a importância da gestão escolar democrática e participativa nas escolas. Além do mais, Oliveira (2016), Silveira e Coelho (2018) contribuem com o estudo no que toca a Gestão Democrática e Participativa e o papel do gestor Escolar, Reck e Camargo-Silva (2017) acerca do conceito de Gestão Democrática. Oliveira e Menezes-Vasquez (2018) enfatizando em seus estudos, a gestão escolar, bem como utilizamos Alves e Barbosa (2020), os quais desenvolveram seus estudos a Gestão Escolar Democrática: dimensão diretiva aos processos educacionais significativos. Como conclusão, enfatizamos que a gestão escolar pode ser vista como um agente transformador e que possibilita se integrar no processo participativo da Educação com a finalidade de garantir o compromisso a partir das relações estabelecidas entre os sujeitos sociais, envolvidos no processo diante dos contratempos e desafios do universo escolar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letícia Rejane Carvalhaes Alvarenga Roncolato (leticia.carvalhaes@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-01T12:55:06Z No. of bitstreams: 3 Artigo Científico TCC - Letícia Rejane Carvalhaes Alvarenga Roncolato.pdf: 158893 bytes, checksum: dcac5024d85145b54632daf595ba3f45 (MD5) Ata de defesa - Letícia Rejane Carvalhaes Alvarenga Roncolato.pdf: 161402 bytes, checksum: 00db6fd4ee582cba48d68169189af0ab (MD5) Termo de Responsabilidade - Letícia Rejane Carvalhaes Alvarenga Roncolato.pdf: 145210 bytes, checksum: adb8dec98fa6b6df73ec1cdbe1b0815d (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada LETÍCIA, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:   O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) não foi anexado à submissão. Tais documentos são elementos obrigatórios e devem constar nos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório. Caso não estejam devidamente inseridos nas submissões realizadas, rejeitamos o arquivo para a realização de ajustes e adequação do(s) autor(es). Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIF Goiano”, clicando aqui:  O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf  O(s) autor(es) deve revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo,o TCAE, a Ata de defesa e o artigo científico. Pode ser enviados em arquivos em separado, mas estes documentos precisam estar obrigatoriamente na submissão enviada Assim que o TCAE estiver assinado e anexado, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas.  Você também pode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente,  on 2022-11-01T14:26:04Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Letícia Rejane Carvalhaes Alvarenga Roncolato (leticia.carvalhaes@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-09T01:18:10Z No. of bitstreams: 4 Artigo Científico TCC - Letícia Rejane Carvalhaes Alvarenga Roncolato.pdf: 158893 bytes, checksum: dcac5024d85145b54632daf595ba3f45 (MD5) Ata de defesa - Letícia Rejane Carvalhaes Alvarenga Roncolato.pdf: 161402 bytes, checksum: 00db6fd4ee582cba48d68169189af0ab (MD5) Termo de Responsabilidade - Letícia Rejane Carvalhaes Alvarenga Roncolato.pdf: 145210 bytes, checksum: adb8dec98fa6b6df73ec1cdbe1b0815d (MD5) Termo de Autorização RIIF - Letícia Rejane Carvalhaes Alvarenga Roncolato.pdf: 880693 bytes, checksum: 2e90966d7ad11fc8d359b60d6aa09e18 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Leonardo Silva (leonardo.silva@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-10T19:28:49Z (GMT) No. of bitstreams: 4 Artigo Científico TCC - Letícia Rejane Carvalhaes Alvarenga Roncolato.pdf: 158893 bytes, checksum: dcac5024d85145b54632daf595ba3f45 (MD5) Ata de defesa - Letícia Rejane Carvalhaes Alvarenga Roncolato.pdf: 161402 bytes, checksum: 00db6fd4ee582cba48d68169189af0ab (MD5) Termo de Responsabilidade - Letícia Rejane Carvalhaes Alvarenga Roncolato.pdf: 145210 bytes, checksum: adb8dec98fa6b6df73ec1cdbe1b0815d (MD5) Termo de Autorização RIIF - Letícia Rejane Carvalhaes Alvarenga Roncolato.pdf: 880693 bytes, checksum: 2e90966d7ad11fc8d359b60d6aa09e18 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Leonardo Silva (leonardo.silva@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-10T19:29:47Z (GMT) No. of bitstreams: 4 Artigo Científico TCC - Letícia Rejane Carvalhaes Alvarenga Roncolato.pdf: 158893 bytes, checksum: dcac5024d85145b54632daf595ba3f45 (MD5) Ata de defesa - Letícia Rejane Carvalhaes Alvarenga Roncolato.pdf: 161402 bytes, checksum: 00db6fd4ee582cba48d68169189af0ab (MD5) Termo de Responsabilidade - Letícia Rejane Carvalhaes Alvarenga Roncolato.pdf: 145210 bytes, checksum: adb8dec98fa6b6df73ec1cdbe1b0815d (MD5) Termo de Autorização RIIF - Letícia Rejane Carvalhaes Alvarenga Roncolato.pdf: 880693 bytes, checksum: 2e90966d7ad11fc8d359b60d6aa09e18 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-10T19:29:55Z (GMT). No. of bitstreams: 4 Artigo Científico TCC - Letícia Rejane Carvalhaes Alvarenga Roncolato.pdf: 158893 bytes, checksum: dcac5024d85145b54632daf595ba3f45 (MD5) Ata de defesa - Letícia Rejane Carvalhaes Alvarenga Roncolato.pdf: 161402 bytes, checksum: 00db6fd4ee582cba48d68169189af0ab (MD5) Termo de Responsabilidade - Letícia Rejane Carvalhaes Alvarenga Roncolato.pdf: 145210 bytes, checksum: adb8dec98fa6b6df73ec1cdbe1b0815d (MD5) Termo de Autorização RIIF - Letícia Rejane Carvalhaes Alvarenga Roncolato.pdf: 880693 bytes, checksum: 2e90966d7ad11fc8d359b60d6aa09e18 (MD5) Previous issue date: 2022-10-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão Escolarpt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleIMPORTÂNCIA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA NAS ESCOLAS: REFLEXÃO BIBLIOGRÁFICApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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tcc_Letícia Roncolato.pdfTRABALHO DE CONCLUSÃO CURSO - Letícia Rejane Carvalhaes Alvarenga Roncolato155,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa - Letícia Rejane Carvalhaes Alvarenga Roncolato.pdfAta de defesa - Letícia Rejane Carvalhaes Alvarenga Roncolato157,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Termo de Autorização RIIF - Letícia Rejane Carvalhaes Alvarenga Roncolato.pdfTermo de Autorização RIIF - Letícia Rejane Carvalhaes Alvarenga Roncolato860,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


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