Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2952
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: APRENDER A LER BRINCANDO: O LÚDICO COMO RECURSO NA APRENDIZAGEM DA LEITURA
Autor(es): Vale, Laddy Anne de Alcantara
Primeiro Orientador: Borges, Rosalina Aparecida
Resumo: Este artigo tem como objetivo ressaltar a importância do lúdico como ferramenta para o ensino da leitura,reconhecendo-se que as dificuldades de aprendizagem de leitura surgem com mais ênfase nos anos iniciais da escolarização. E, ainda, considerando que o professor tem reservas diante da utilização dos recursos pedagógicos lúdicos insistindo em metodologias, mesmo concebendo que o desenvolvimento da criança depende sumariamente de incentivos motivadores. Os estudos mostram a relevância da ludicidade já que proporciona muitas maneiras de levar a criança a aprender de forma motivada e significativa. Este trabalho proporciona uma leitura significativa sobre a utilização do lúdico na educação, tendo como base uma pesquisa bibliográfica, em que autores apresentam estudos importantes sobre esta temática. No teor do presente estudo é possível fazer uma reflexão sistemática sobre a ludicidade, além de saber sobre algumas contribuições científicas deste recurso indispensável no campo da alfabetização. Ressalta ainda a necessidade de o professor ter competência para utilizar este recurso onde o planejamento e a base teórica do mesmo devem refletir incisivamente sobre o processo ensino-aprendizagem. No referencial teórico trata-se de eixos temáticos como alfabetização escolar, aquisição da leitura e escrita na alfabetização, a prática docente e os matérias pedagógicos consoantes com a aprendizagem da leitura e o contexto histórico sobre a utilização do lúdico na educação, de forma geral. Destacam-se nesse referencial teórico, as contribuições de teóricos que contribuíram de forma relevante no trabalho como lúdico na alfabetização, sendo eles: Comênio (1592-1670), Rousseau (1712-1778), Montessori (1879-1952) e Decroly (1871-1932). Os resultados mostram que o lúdico é uma possibilidade de auxiliar as crianças com dificuldades de aprendizagem, até mesmo porque muitas vezes essas dificuldades são diretamente relacionadas à maneira como se ensina e como se aprende.
Abstract: This article aims to emphasize the importance of play as a tool for teaching reading, recognizing that reading learning difficulties arise with more emphasis in the early years of schooling. And yet, considering that the teacher has reservations about the use of ludic pedagogical resources, insisting on methodologies, even conceiving that the child's development depends summarily on motivating incentives. Studies show the relevance of playfulness as it provides many ways to lead children to learn in a motivated and meaningful way. This work provides a significant reading on the use of play in education, based on a bibliographic research, in which authors present important studies on this topic. In the content of the present study it is possible to make a systematic reflection on playfulness, in addition to knowing about some scientific contributions of this indispensable resource in the field of literacy. It also emphasizes the need for the teacher to have the competence to use this resource where the planning and theoretical basis of the same should reflect incisively on the teaching-learning process. In the theoretical framework, it deals with thematic axes such as school literacy
Palavras-chave: Alfabetização
Aprendizagem
Educação
Dificuldades
Lúdico
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2952
Data do documento: 25-Out-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aprender a Ler Brincando - Repositorio.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.