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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: FRAGILIDADES ESTRUTURAI DO ENSINO REMOTO PARA ALUNOS DA ZONA RURAL QUE ESTAVAM NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Autor(es): Santos, Josiane Souza dos
Primeiro Orientador: Cardoso, Josiane Moreira
Primeiro Membro da Banca: Cardoso, Vania
Segundo Membro da Banca: Lima, Ana Paula
Resumo: A pandemia do Covid-19 impactou todos os âmbitos da sociedade, inclusive escolar. Sabendo disso, foi feito um levantamento bibliográfico de natureza básica, a fim de compreender os impactos na aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental (1º e 2º anos) que residem/residiram na zona rural durante a pandemia, uma vez que, estavam no processo de alfabetização e letramento, bem como conhecer as principais fragilidades estruturais do Ensino Remoto. Para compreender sobre o assunto, utilizou-se com aportes legislações e documentos norteadores da educação como Constituição Federal de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei n. 9.394/96); também o teórico Vygotsky (1987); e autores como Cunha; Silva; Silva (2020); Rolim (2022); Soares (2004); Soares (2012), entre outros, os quais embasam o presente artigo. Os resultados apontam que os alunos da zona rural já enfrentam diversos desafios para ter acesso à educação e permanecer nas escolas, e com o enfrentamento à pandemia do Covid-19 a situação se tornou ainda mais crítica, pois alguns alunos sequer tem acesso à energia elétrica em sua residência, o que dizer de acesso à internet e aparatos tecnológicos apropriados para o uso educacional. Também, as Aulas Remotas não foram totalmente eficientes por não atender as particularidades dos alunos, principalmente dos que estavam aprendendo a ler e escrever, bem como fazer uso da leitura e da escrita. Nas considerações finais, destaca-se que, as fragilidades estruturais são inúmeras e isso comprometeu a aprendizagem dos alunos, aumentando assim a desigualdade social. Sendo necessárias medidas urgentes para sanar a defasagem da aprendizagem na leitura e escrita.
Abstract: The Covid-19 pandemic has impacted all spheres of society, including schools. Knowing this, a bibliographic survey of a basic nature was carried out, in order to understand the impacts on the learning of Elementary School students (1st and 2nd years) who reside/resided in rural areas during the pandemic, since they were in the process of literacy and literacy, as well as knowing the main structural weaknesses of Remote Learning. In order to understand the subject, legislation and documents that guide education were used, such as the Federal Constitution of 1988, the Law of Directives and Bases of National Education (LDB, Law n. 9,394/96); also the theorist Vygotsky (1987); and authors like Cunha; Silva; Silva (2020); Rolim (2022); Soares (2004); Soares (2012), among others, which support this article. The results show that rural students already face several challenges to access education and stay in schools, and with the Covid-19 pandemic, the situation has become even more critical, as some students do not even have access to electricity. at home, what to say about internet access and appropriate technological devices for educational use. Also, the Remote Classes were not fully efficient because they did not meet the particularities of the students, especially those who were learning to read and write, as well as to make use of reading and writing. In the final considerations, it is highlighted that the structural weaknesses are numerous and this compromised student learning, thus increasing social inequality. Urgent measures are needed to address the learning gap in reading and writing.
Palavras-chave: Ensino Remoto
Fragilidades
Zona rural
Alfabetização
Letramento
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2951
Data do documento: 21-Out-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

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