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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: UMA VISÃO INICIAL DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS E DIGITAIS CAUSADAS PELA PANDEMIA DO COVID-19 NO ESTADO DE MATO GROSSO E NO MUNICÍPIO DE BARRA DO GARÇAS.
metadata.dc.creator: Miranda, Cleidiane Campos Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1: Alencar, Diego Pinheiro
metadata.dc.description.resumo: Este artigo tem o objetivo de investigar como os diferentes grupos de alunos foram e são afetados de maneiras desiguais no que se refere às condições para um ensino de qualidade. Pois, com o fechamento das escolas, em março de 2020 a educação foi afetada pelo grande risco de contágio e a maior parte do ensino se materializou nas residências, com condições que não são as mesmas entre alunos, podendo haver diferenças no acesso à internet, no ambiente de estudo, na educação dos outros moradores que possam auxiliar na realização das atividades, no acesso a livros e materiais escolares, etc. É importante ressaltar que com esse passo dado pelo Estado, o ensino e a forma de ensinar numa mais serão o mesmo. Alunos e professores passaram a aprender, novas maneiras transmitir conhecimentos. O Estado de Mato Grosso, possui a Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) como mantenedora do sistema educacional mato-grossense que é responsável pelas várias modalidades de ensino, possuindo escolas espalhadas nos 141 municípios do estado. Em relação aos aspectos metodológicos o nosso estudo pode ser classificado como de cunho bibliográfico, exploratório e descritivo, tendo informações extraídas de documentos, legislações e estudos referentes ao tema. A pesquisa bibliográfica tem como objetivo, buscar soluções para um problema, podendo ser caracterizada como uma revisão teórica ou bibliográfica. Apresentaremos um resumo dos dados relacionados ao IDEB, a distorção idade-série, reprovação e evasão escolar e esses dados apresentados, podemos dizer que por si só é algo histórico, pois destacaremos os perfis dos estudantes (sexo e raça/cor declarados), contexto escolar (etapa de escolarização e série escolar) e o contexto do território (localização rural ou urbana). Com base nesses marcadores, é possível ter uma dimensão da evolução ou não no sistema de ensino e como esses fenômenos produzem e perpetuam as desigualdades educacionais. Porém, toda crise é uma oportunidade de aprendermos algo novo e a única certeza que podemos ter, é que o Brasil vai ser diferente depois da pandemia. A COVID-19, nos mostrou que estão abertos ao novo e esperamos que, passada essa pandemia, a educação brasileira voltará a ser melhor e mais forte e que todos esses efeitos negativos sejam reversíveis.
Abstract: This article aims to investigate how different groups of students were and are affected in unequal ways with regard to the conditions for quality teaching. Because, with the closing of schools, in March 2020 education was affected by the great risk of contagion and most of the teaching materialized in the residences, with conditions that are not the same among students, and there may be differences in internet access, in the study environment, in the education of other residents who can assist in the performance of the activities, access to books and school materials, etc. It is important to emphasize that with this step taken by the State, teaching and teaching in one more will be the same.students and teachers began to learn, new ways to transmit knowledge. The State of Mato Grosso, has the State Department of Education (SEDUC) as the maintainer of the mato-grossense educational system that is responsible for the various modalities of education, having schools spread in the 141 municipalities of the state. In relation to methodological aspects, our study can be classified as bibliographic, exploratory and descriptive in nature, with information extracted from documents, legislation and studies related to the subject. The bibliographic research aims to seek solutions to a problem and can be characterized as a theoretical or bibliographic review. We will present a summary of the data related to IDEB, age-grade distortion, disapproval and school dropout and these data presented, we can say that by itself is something historical, because we will highlight the profiles of students (gender and race/ color declared), school context (school ing stage and school grade) and the context of the territory (rural or urban location). Based on these markers, it is possible to have a dimension of evolution or not in the education system and how these phenomena produce and perpetuate educational inequalities. However, every crisis is an opportunity for us to learn something new and the only certainty we can have is that Brazil will be different after the pandemic. COVID-19 has shown us that they are open to the new and we hope that after this pandemic, Brazilian education will again be better and stronger and that all these negative effects will be reversible.
Keywords: Barra do Garças
Covid-19
Educação
Pandemia
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Iporá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2941
Issue Date: 11-Oct-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

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