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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: FINANCIAMENTO DE PROJETOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA: MAPEAMENTO DE OPORTUNIDADES E POSSIBILIDADES
Autor(es): Rocha, Adilson Bicudo da
Primeiro Orientador: Ribeiro, Luciane Nunes
Resumo: A educação no Brasil sofre com a redução de investimos devido ao Novo Regime Fiscal estabelecido pela Emenda Constitucional n. 95/2016. Esse artigo apresenta algumas possibilidades de captação de recursos por meio de transferências voluntárias. Essas transferências são políticas de descentralização de recursos da União que objetivam fomentar a resolução de problemas comuns da sociedade. Justifica-se pela necessidade de mapeamento e realização de estudos que verifiquem e apresentem possibilidades de captação de recursos para educação por meio de transferências voluntárias da União. A presente pesquisa tem como objetivo mapear os projetos de formação continuada que são aplicados com foco na educação básica por meio de captação de recursos não obrigatórios, que são operacionalizadas via Plataforma +Brasil, da União para os Estados e Municípios no período de 2008 a 2021. Para alcançar esse objetivo utilizou-se uma pesquisa aplicada, por meios bibliográficos para revisão de literatura e documentais para a consulta dos dados secundários que foram utilizados. Além disso a natureza do método foi de uma pesquisa quantitativa pois os dados foram analisados em comparações e os resultados apresentados de forma descritiva e explicativa. Os resultados apresentaram a existência de uma redução na captação de recursos para educação nos últimos anos, além da forte desigualdade regional existente no país no aspecto de descentralização de recursos. Recomenda-se aos gestores públicos que invistam em capacitação do quadro de funcionários a fim de torná-los captadores de recursos para suprir a demanda de falta de investimento na área da educação.
Abstract: Education in Brazil suffers from the reduction of investments due to the New Tax Regime established by Constitutional Amendment n. 95/2016. This article presents some possibilities for raising funds through voluntary transfers. These transfers are policies for the decentralization of Union resources that aim to encourage the resolution of common problems in society. It is justified by the need for mapping and carrying out studies that verify and present possibilities for raising funds for education through voluntary transfers from the Union. The present research aims to map the continuing education projects that are applied with a focus on basic education through the raising of non-mandatory resources, which are operationalized via the +Brasil Platform, from the Union to the States and Municipalities in the period from 2008 to 2021 To achieve this objective, an applied research was used, through bibliographic means to review the literature and documents to consult the secondary data that were used. In addition, the nature of the method was of a quantitative research because the data were analyzed in comparisons and the results presented in a descriptive and explanatory way. The results showed the existence of a reduction in fundraising for education in recent years, in addition to the strong regional inequality existing in the country in the aspect of decentralization of resources. It is recommended that public managers invest in training their staff in order to make them fundraisers to meet the demand for lack of investment in the area of education.
Palavras-chave: Captação de recursos
Gestão educacional
Formação continuada
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Hidrolândia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2932
Data do documento: 24-Set-2022
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