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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E LEGISLAÇÃO BRASILEIRA
metadata.dc.creator: Cunha, Michele de Jesus
metadata.dc.contributor.advisor1: Andrade, Gustavo de Oliveira
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo foi realizado com base na pesquisa bibliográfica, identificando desafios postos aos profissionais, as políticas públicas e, ainda, a precariedades do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Além disso, pretendeu-se também evidenciar contribuições das pesquisas acadêmicas no estado da arte do conhecimento sobre Educação Infantil. Como resultado, foram identificadas necessidades formativas e indicou-se suposições para esclarecer uma discussão curricular no que se refere à formação dos professores da educação Infantil, com perspectivas para a realização de projetos de formação e de supervisão. Convém lembrar que o momento vivenciado passa por diversas modificações, e uma das preocupações a respeito à educação, principalmente na educação infantil em que a criança está em processo de construção de conhecimento. O presente artigo apresenta uma reflexão a respeito da prática pedagógica do professor na educação infantil e sua relação com a legislação educacional. Observou-se que as dificuldades encontradas nos referenciais teóricos remetem a uma prática nas instituições de educação infantil ao longo de décadas, que o cuidar emite à ideia de assistencialismo e, educar à de ensino/aprendizagem. Em suma, foi ressaltada que os professores devem repensar constantemente sua prática docente, analisando os pontos positivos e negativos, a fim de buscar alcançar uma melhora significativa no processo de aprendizagem de seus alunos. A proposta deste trabalho baseia-se em uma pesquisa bibliográfica e documental.
Abstract: The present article was carried out based on bibliographical research, identifying challenges posed to professionals, public policies, and also the precariousness of the Undergraduate Degree in Pedagogy. Moreover, it also intended to highlight contributions from academic research on the state of the art of knowledge about Early Childhood Education. As a result, formative needs were identified and assumptions were indicated to clarify a curricular discussion regarding the formation of teachers of Early Childhood Education, with perspectives for the realization of formation and supervision projects. It is important to remember that the present moment is going through several modifications, and one of the concerns about education, especially in early childhood education, in which the child is in the process of building knowledge. This article presents a reflection on the pedagogical practice of the teacher in early childhood education and its relationship with the educational legislation. It was observed that the difficulties found in the theoretical references refer to a decades-long practice in early childhood education institutions, where caring is associated with the idea of assistance and educating with teaching/learning. In short, it was emphasized that teachers must constantly rethink their teaching practice, analyzing the positive and negative points, in order to seek to achieve a significant improvement in the learning process of their students. The proposal of this work is based on a bibliographic and documental research.
Keywords: Educação Infantil. Políticas públicas. Formação. Legislação Educacional
Early Childhood Education. Public Policies. Education. Educational Legislation
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Iporá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2928
Issue Date: 26-Oct-2022
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