Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2910
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO SOBRE PAPEL SOCIAL, RECURSOS PEDAGÓGICOS E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS |
metadata.dc.creator: | Felicissima, Adriana |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Moura, Sebastião |
metadata.dc.description.resumo: | Na presente investigação visamos compreender como as TDICs fortalecem o papel social e propiciam o desenvolvimento da aprendizagem de crianças na Educação Infantil. Assumimos a abordagem qualitativa da pesquisa e, quanto aos procedimentos, adotamos a pesquisa bibliográfica por meio da literatura que versa sobre a temática. Do levantamento bibliográfico nas bases de dados e nos critérios de inclusão, identificamos dez produções acadêmicas, que serviram como material empírico. Da análise do material, os resultados foram organizamos em dois eixos: (i) as TDICs e o papel social na Educação Infantil; e, (ii) as TDICs como recursos para o desenvolvimento da aprendizagem de crianças. Concluímos que as TDICs desempenham um papel social importante no desenvolvimento da aprendizagem das crianças, quando utilizadas como recursos pedagógicos, sob a mediação do professor da Educação Infantil. |
Abstract: | In this research we aim to understand how The TDICs strengthen the social role and promote the development of children's learning in Early Childhood Education. We assumed the qualitative approach of the research and, regarding the procedures, we adopted the bibliographic research through the literature that deals with the theme. From the bibliographic survey in the databases and inclusion criteria, we identified ten academic productions, which served as empirical material. From the analysis of the material, the results were organized in two axes: (i) the TDICs and the social role in Early Childhood Education; and (ii) TDICs as resources for the development of children's learning. We conclude that TDICs play an important social role in the development of children's learning, when used as pedagogical resources, under the mediation of the early childhood education teacher. |
Keywords: | TDICs Ensino Recursos pedagógicos Aprendizagem Educação Infantil |
metadata.dc.subject.cnpq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituto Federal Goiano |
metadata.dc.publisher.initials: | IF Goiano |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Iporá |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2910 |
Issue Date: | 22-Aug-2022 |
Appears in Collections: | Licenciatura em Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_Adriana Cardoso Felicissima.pdf | 1,29 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.