Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2898
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(es): Faustino, Jaine
Primeiro Orientador: Bottentuit Junior, João Batista
Resumo: A educação infantil é primeira fase de todo o processo educacional, o momento em que a criança se depara com um mundo novo, um ambiente com muita diversidade e rico em informações. Assim, esta pesquisa de cunho bibliográfico buscou entender o papel da música como ferramenta de ensino na formação da criança nas séries iniciais. Entende-se que a música ao ser trabalhada em sala de aula com planejamento adequado, pode vir a ser de grande valia para criança. Pois, a música permite a criança se libertar, pensar e expressar suas emoções e seu cotidiano para as demais crianças. Sendo assim a pesquisa buscou conhecer a história da educação infantil. Compreender o papel da música na formação da criança. E discutir a música como metodologia de ensino em sala de aula. Foi verificado que a música ao ser trabalhado com cunho pedagógico é um componente indispensável no currículo escolar. Visto que ao ser trabalhada de forma correta permite a criança maior ganho sociocultural dos educandos, a valorização de sua cultura e seu desenvolvimento afetivo, cognitivo e psicomotor.
Abstract: O Early childhood education is the first phase of the entire educational process, the moment when the child is faced with a new world, an environment with much diversity and rich in information. Thus, this bibliographical research sought to understand the role of music as a teaching tool in the formation of children in the early grades. It is understood that music, when worked on in the classroom with adequate planning, can be of great value to the child. Music allows children to free themselves, to think, and to express their emotions and their daily lives to other children. Thus, the research sought to know the history of early childhood education. To understand the role of music in the formation of children. And discuss music as a teaching methodology in the classroom. It was verified that music, when worked with pedagogical purposes, is an indispensable component in the school curriculum. Since when worked properly allows the child greater socio-cultural gain of students, the appreciation of their culture and their affective, cognitive and psychomotor development.
Palavras-chave: Música
Cultura
Educação Infantil
Valorização
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2898
Data do documento: 10-Set-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de Conclusão de Curso- Jaine Gomes Faustino.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.