Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2877
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL PARA CRIANÇAS PEQUENAS
metadata.dc.creator: Oliveira, Alcilene Mara Contel
metadata.dc.contributor.advisor1: Pareja, Eliane Teodoro Coimbra
metadata.dc.contributor.referee1: Nunes, José Ângelo Gomes
metadata.dc.contributor.referee2: Botelho, Nayna Suzy Vieira
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta como temática: As contribuições da Literatura Infantil para crianças pequenas, em que é necessário valorizar a formação integral da criança, estimular a criatividade e a imaginação. E tem como objetivo central verificar as contribuições da literatura infantil para crianças pequenas, analisando a sua importância no desenvolvimento em vários aspectos das crianças. Apresenta o seguinte problema: Qual a contribuição da literatura infantil para crianças pequenas? Justifica-se nas relações com o mundo e redefinindo significados pré-estabelecidos. A metodologia utilizada nesse artigo foi de pesquisa bibliográfica, utilizou-se como fonte de livros, artigos, revistas e sites, com intuito de aguçar ainda mais o conhecimento em torno da temática aqui contextualizada, ora apresentada, remete para a necessidade da investigação sobre a questão das contribuições da literatura infantil para crianças de 4 anos a 5 anos e 11 meses. A pesquisa apoia-se em alguns autores como: Souza (2011), Zilberman (2003), Abramovich (1997), Cardoso (2012), Fernandes (2010), Lopes (2014), entre outros. Relata-se nos resultados e discussão a forte contribuição da literatura infantil para o desenvolvimento cognitivo das crianças. Desta forma, a literatura infantil aguça na criança a criação, a fruição e a imaginação onde é possível perceber o caminho do desenvolvimento da emoção do sentimento de forma prazerosa e significativa para as crianças.
Abstract: This work presents as thematic: The contributions of Children’s Literature for young children, in which it is necessary to value the integral formation of the child, to stimulate creativity and imagination. The main objective is to verify the contributions of children’s literature for young children, analyzing its importance in development in diferent aspects. It presents the following problem: What is the contribution of children’s literature to young children? It is justified in relations with the world and in the redefinition of pre-established meanings. The methodology used in this article was the bibliographical research like: source of books, articles, magazines and websites, in order to deepen the knowledge around the theme here contextualized, after be presents, it shows the needing for research on the issue of contributions of children’s literature for children from 4 years to 5 years and 11 months. The research is based on some authors such as: Souza (2011), Zilberman (2003), Abramovich (1997), Cardoso (2012), Fernandes (2010), Lopes (2014), among others. It is reported in the results and discussion the strong contribution of children's literature to children's cognitive development. In this way, children's literature sharpens the child's creation, enjoyment and imagination where it is possible to perceive the path of the development the emotion of feeling in a pleasant and meaningful way for children.
Keywords: Literatura
Educação Infantil
Aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Iporá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2877
Issue Date: 23-Sep-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Alcilene Mara Contel Oliveira.pdf1,07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.