Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2877
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL PARA CRIANÇAS PEQUENAS |
Autor(es): | Oliveira, Alcilene Mara Contel |
Primeiro Orientador: | Pareja, Eliane Teodoro Coimbra |
Primeiro Membro da Banca: | Nunes, José Ângelo Gomes |
Segundo Membro da Banca: | Botelho, Nayna Suzy Vieira |
Resumo: | Este trabalho apresenta como temática: As contribuições da Literatura Infantil para crianças pequenas, em que é necessário valorizar a formação integral da criança, estimular a criatividade e a imaginação. E tem como objetivo central verificar as contribuições da literatura infantil para crianças pequenas, analisando a sua importância no desenvolvimento em vários aspectos das crianças. Apresenta o seguinte problema: Qual a contribuição da literatura infantil para crianças pequenas? Justifica-se nas relações com o mundo e redefinindo significados pré-estabelecidos. A metodologia utilizada nesse artigo foi de pesquisa bibliográfica, utilizou-se como fonte de livros, artigos, revistas e sites, com intuito de aguçar ainda mais o conhecimento em torno da temática aqui contextualizada, ora apresentada, remete para a necessidade da investigação sobre a questão das contribuições da literatura infantil para crianças de 4 anos a 5 anos e 11 meses. A pesquisa apoia-se em alguns autores como: Souza (2011), Zilberman (2003), Abramovich (1997), Cardoso (2012), Fernandes (2010), Lopes (2014), entre outros. Relata-se nos resultados e discussão a forte contribuição da literatura infantil para o desenvolvimento cognitivo das crianças. Desta forma, a literatura infantil aguça na criança a criação, a fruição e a imaginação onde é possível perceber o caminho do desenvolvimento da emoção do sentimento de forma prazerosa e significativa para as crianças. |
Abstract: | This work presents as thematic: The contributions of Children’s Literature for young children, in which it is necessary to value the integral formation of the child, to stimulate creativity and imagination. The main objective is to verify the contributions of children’s literature for young children, analyzing its importance in development in diferent aspects. It presents the following problem: What is the contribution of children’s literature to young children? It is justified in relations with the world and in the redefinition of pre-established meanings. The methodology used in this article was the bibliographical research like: source of books, articles, magazines and websites, in order to deepen the knowledge around the theme here contextualized, after be presents, it shows the needing for research on the issue of contributions of children’s literature for children from 4 years to 5 years and 11 months. The research is based on some authors such as: Souza (2011), Zilberman (2003), Abramovich (1997), Cardoso (2012), Fernandes (2010), Lopes (2014), among others. It is reported in the results and discussion the strong contribution of children's literature to children's cognitive development. In this way, children's literature sharpens the child's creation, enjoyment and imagination where it is possible to perceive the path of the development the emotion of feeling in a pleasant and meaningful way for children. |
Palavras-chave: | Literatura Educação Infantil Aprendizagem |
Área do CNPq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Iporá |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2877 |
Data do documento: | 23-Set-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Alcilene Mara Contel Oliveira.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.