Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2868
Tipo: Dissertação
Título: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Autor(es): Rodrigues, Rosane Martins de Oliveira
Primeiro Orientador: Fernandes-Sobrinho, Marcos
Primeiro Membro da Banca: Silva, Cleber Cezar
Segundo Membro da Banca: Flores, Maria Marta Lopes
Resumo: A inclusão de pessoas com deficiência na rede regular de ensino coloca desafios para o sistema educacional, provocando discussões ao que se refere a mudanças prioritárias no contexto escolar. Faz-se necessário entender a diferença, não como algo incapacitante, mas reconhecê-la como própria da condição humana, pois, ainda, há profissionais que concebem as turmas como homogêneas. Nesse sentido, esta pesquisa tem por objetivo analisar de que forma as normativas da Resolução CNE/CEB nº 2/2001 têm sido contempladas, em duas escolas públicas estaduais do sudeste goiano, de sorte a contribuir com a construção de um documento de apoio à formação docente para promoção da inclusão das pessoas com deficiência no espaço escolar. Utilizou-se como embasamento teórico autores de renome na Educação Especial como Mantoan (1997, 1998, 2003), Januzzi (2012), e também autores mais recentes que discutem sobre a temática como Villafuerte (2020) e Vieira (2020). Para tanto, a análise se pautará dentro do escopo da perspectiva da Resolução do Conselho Nacional de Educação - Câmara de Educação Básica nº 2, de 11 de setembro de 2001 - Ministério da Educação (CNE/CEB nº 2/2001) e se constituiu de pesquisa descritiva-colaborativa com abordagem quali-quantitativa, tendo como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, a documental e a de campo. A investigação se deu em duas escolas públicas estaduais do sudeste goiano, que ofertam o ensino básico (Fundamental II e Ensino Médio regular), respectivamente com maior número de estudantes com deficiência (Escola 1) e outra com menor (Escola 2), sendo que a primeira com Sala de Recursos Multifuncionais e Atendimento Educacional Especializado (AEE). Como instrumento de coleta de dados foi realiza uma análise dos dois Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) dessas duas Unidades Escolares (UE). Realizou-se entrevistas semiestruturadas, compostas por cinco tópicos, ocorrendo por videochamada individualmente, com os dois gestores e com seus cinco coordenadores pedagógicos. Aplicou-se um questionário misto, via Google Forms, contendo 20 perguntas aos professores regulares que tem alunos com deficiência em suas turmas, a 28 professores. Tanto os docentes quanto os gestores e coordenadores assinaram o Termo de Consentimento e Livre Esclarecido, conforme requisitado. Averiguou-se que os PPP não apresentam adequadamente como deve ocorrer a inclusão escolar nas UE, bem como, não distinguem quais as funções de cada um dos profissionais da educação quanto a esse público-alvo e, trazem erroneamente algumas terminologias inadequadas. Constatou-se que a formação inicial da maioria dos colaboradores (gestores, coordenadores pedagógicos e professores) não contemplou a inclusão escolar e suas especializações abrangem áreas de disciplinas específicas e não a Educação Especial. Os conhecimentos desses docentes são básicos no que se refere à Resolução CNE/CEB nº 2/2001, e esses relatam muitas dificuldades para efetivar as deliberações desse documento norteador. Elaborou-se, então, um produto educacional, no formato e-book, intitulado “Autoformação Docente na Perspectiva Inclusiva”, sendo este disponibilizado e avaliado positivamente pelos colaboradores participantes da primeira fase desta pesquisa. Consideramos que tivemos uma resposta positiva, tendo alcançado nossos objetivos inicialmente traçado e colaborado de alguma maneira com a formação continuada de professores da Educação Básica quanto a Educação Especial. Consideramos que a escassez de conhecimentos específicos a respeito da Educação Especial ainda é visível nas duas escolas e que para a efetivação da inclusão escolar deve-se proporcionar aos colaboradores, não apenas aos professores de apoio e do AEE, a possibilidade de autoformação. Entende-se que essa formação ofertada deve oportunizar aos professores a ampliação de conhecimentos teóricos e legais, mas sobretudo deve abranger conhecimentos e práticas aplicáveis no dia a dia das salas de aula.
Abstract: The inclusion of people with disabilities in the regular school system poses challenges for the educational system, provoking discussions regarding priority changes in the school context. It is necessary to understand the difference, not as something disabling, but to recognize it as part of the human condition, as there are still professionals who conceive the groups as homogeneous. In this sense, this research aims to analyze how the regulations of Resolution CNE/CEB nº 2/2001 have been contemplated, in two state public schools in southeastern Goiás, in order to contribute to the construction of a document to support the formation teacher to promote the inclusion of people with disabilities in the school space. We used as theoretical basis renowned authors in Special Education such as Mantoan (1997, 1998, 2003), Januzzi (2012), and also more recent authors who discuss the subject such as Villafuerte (2020) and Vieira (2020). Therefore, the analysis will be guided within the scope of the Resolution of the National Council of Education - Basic Education Chamber nº 2, of September 11, 2001 - Ministry of Education (CNE/CEB nº 2/2001) and was constituted of descriptive-collaborative research with a qualitative-quantitative approach, having as methodological procedures bibliographic, documental and field research. The investigation took place in two state public schools in southeastern Goiás, which offer basic education (Elementary School II and regular High School), respectively with a greater number of students with disabilities (School 1) and another with a lower number (School 2), with the first with a Multifunctional Resource Room and Specialized Educational Assistance (AEE). As a data collection instrument, an analysis of the two Political Pedagogical Projects (PPP) of these two School Units (EU) was carried out. Semi-structured interviews were carried out, composed of five topics, taking place by video call individually, with the two managers and their five pedagogical coordinators. A mixed questionnaire was applied via Google Forms, containing 20 questions to regular teachers who have students with disabilities in their classes, to 28 teachers. Both professors, managers and coordinators signed the Free and Informed Consent Term, as requested. It was found that the PPPs do not adequately present how school inclusion should occur in the EU, as well as, they do not distinguish the functions of each of the education professionals regarding this target audience and, erroneously bring some inadequate terminology. It was found that the initial training of most employees (managers, pedagogical coordinators and teachers) did not include school inclusion and their specializations cover areas of specific disciplines and not Special Education. The knowledge of these professors is basic with regard to Resolution CNE/CEB nº 2/2001, and they report many difficulties to carry out the deliberations of this guiding document. An educational product was then elaborated, in e-book format, entitled “Teacher Self-Training in the Inclusive Perspective”, which was made available and positively evaluated by the collaborators participating in the first phase of this research. We consider that we had a positive response, having achieved our objectives initially outlined and having collaborated in some way with the continuing education of teachers of Basic Education and Special Education. We consider that the scarcity of specific knowledge about Special Education is still visible in both schools and that for the effectiveness of school inclusion, employees, not only support teachers and AEE, should be provided with the possibility of self-training. It is understood that this training offered should provide opportunities for teachers to expand theoretical and legal knowledge, but above all it should cover knowledge and practices applicable in the daily life of classrooms.
Palavras-chave: Resolução CNE/CEB nº 2/2001;
Inclusão;
Pessoa com Deficiência;
Formação Inicial e Continuada.
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2868
Data do documento: 22-Ago-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Rosane_Martins_de_Oliveira_Rodrigues.pdf3,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto_Educacional_Rosane_M_O_Rodrigues.pdf28,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.