Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2856
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A EVOLUÇÃO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL PÓS-LDB
Autor(es): Soares, Daiane
Primeiro Orientador: Chaves, Davillas
Resumo: Os profissionais da Educação no Brasil precisam conhecer a sua própria história, sendo isso importante para compreender todos os marcos educacionais do ensino-aprendizagem conquistados até os dias de hoje, e se a evolução da educação infantil está transformando e trazendo benefícios as crianças. O principal objetivo desse estudo, é investigar a evolução da educação infantil após a criação e sancionamento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB), reconhecer que a evolução da educação infantil foi longa e cheias de desafios, mostrar que a LDB trouxe inúmeras contribuições e por fim apresentar a legislação definidora dos principais conceitos da educação infantil.A promulgação da Lei de Diretrizes Básica, LDB 9.394/96 trouxe a Educação Infantil como sua primeira etapa na Educação Básica, com o dever de educar e cuidar na educação, garantindo os direitos às crianças, e também aborda temas como os recursos financeiros e a formação dos profissionais da educação. Foi possível concluir que ao reconhecer a educação infantil como a primeira etapa da educação básica, a LDB 9394/96 reafirma a importância da aprendizagem nos primeiros anos de vida como processo fundamental para “desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores”. Quanto aos procedimentos realizados para construir esse artigo, foram feitas pesquisas bibliográficas, em aprofundamentos de artigos científicos, livros, revistas, com a colaboração de vários autores que já discutiram e realizaram artigos desta temática.A Evolução Histórica na Educação Infantil após a criação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB) no Brasil provocou transformações na sociedade em diferentes épocas, reconstruindo novas visões que acerca a criança, e mudanças que ocorreram com as concepções da infância.
Abstract: Education professionals in Brazil need to know their own history, which is important to understand all the educational milestones in teaching and learning achieved to date, and whether the evolution of early childhood education is transforming and bringing benefits to children. The main objective of this study is to investigate the evolution of early childhood education after the creation and sanctioning of the Brazilian Education Guidelines and Bases Law (LDB), to recognize that the evolution of early childhood education was long and full of challenges, to show that the LDB brought numerous contributions and finally to present the legislation that defines the main concepts of early childhood education. The enactment of the Basic Guidelines Law, LDB 9,394/96 brought Early Childhood Education as its first stage in Basic Education, with the duty to educate and care in education, guaranteeing children's rights, and also addresses issues such as financial resources and training of education professionals. It was possible to conclude that by recognizing early childhood education as the first stage of basic education, LDB 9394/96 reaffirms the importance of learning in the first years of life as a fundamental process to "develop the student, ensure him the common training indispensable for the exercise of citizenship and provide them with the means to progress in work and further studies”. As for the procedures carried out to build this article, bibliographic research was carried out, in depth of scientific articles, books, magazines, with the collaboration of several authors who have already discussed and produced articles on this topic. The Historical Evolution in Early Childhood Education after the creation of the Law of Directives and Bases of Brazilian Education (LDB) in Brazil caused changes in society at different times, reconstructing new visions about children, and changes that occurred with the conceptions of childhood.
Palavras-chave: Leis Brasileiras
Educação Infantil
Crianças
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2856
Data do documento: 28-Set-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Daiane Shirley.pdf954,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.