Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2847
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: DIVERSIDADE CULTURAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(es): Amorim, Gláucia Santos de
Primeiro Orientador: Pareja, Eliane Teodoro Coimbra
Resumo: O artigo tem por objetivo geral analisar a importância da diversidade cultural na Educação Infantil, propondo reflexões sobre essa diversidade. Entender a inserção da criança no contexto social do ambiente educacional, o respeito à singularidade e a identidade cultural. Apresenta como problematização: qual a importância da diversidade cultural na Educação Infantil? Justifica-se na inserção, valorização e respeito as culturas existentes no ambiente educacional e social. Organiza-se com o percurso da Educação Infantil desde o período assistencialista até o seu papel educacional; A Legalidade na Educação Infantil numa abordagem legal; A Diversidade no Contexto Educacional conceituando a importância da identidade; Diversidade Cultural na Educação Infantil informa que a formação de professores mobiliza esses saberes; A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reforça que, os sistemas de redes de ensino devem ter componentes curriculares; e a Importância da Diversidade Cultural no Processo de Ensino e Aprendizagem. A Metodologia é de cunho bibliográfico, sendo de natureza básica, qualitativa e quanto aos objetivos, a pesquisa é exploratória, desenvolvida por estudos e materiais já elaborados, tendo como principais autores: GIL (2002), LEÃO (2017), FONSECA (2002). O resultado proporciona teorias e discussões posteriores sobre o ensino e aprendizagem na educação infantil e suas implicações nos aspectos culturais e legais no Brasil e possibilita aos profissionais pedagogos maiores ampliação na esfera do trabalho. Considera-se que o ambiente educacional, deve obter uma consciência ética e moral, na busca por compreender as diferenças culturais e sociais de cada povo, sendo fundamental o respeito com os diferentes grupos e culturas que compõem a sociedade.
Abstract: The general objective of this article is to analyze the importance of cultural diversity in Preschool Education, proposing reflections on this diversity. Understanding the child's insertion in the social context of the educational environment, respect for singularity and cultural identity. It presents as a questioning: what is the importance of cultural diversity in Preschool Education? It is justified in the insertion, appreciation and respect for existing cultures in the educational and social environment. It is organized along the path of Preschool Education from the welfare period to its educational role; Legality in Preschool Education in a legal approach; Diversity in the Educational Context conceptualizing the importance of identity; Cultural Diversity in Preschool Education informs that teacher training mobilizes this knowledge; The Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reinforces that education network systems must have curricular components; and the Importance of Cultural Diversity in the Teaching and Learning Process. The Methodology is of a bibliographic nature, being of a basic, qualitative nature and regarding the objectives, the research is exploratory, developed by studies and materials already prepared, with the main authors: GIL (2002), LEÃO (2017), FONSECA (2002). The result provides theories and further discussions on teaching and learning in preschool education and its implications for cultural and legal aspects in Brazil and enables professional pedagogues to further expand the sphere of work. It is considered that the educational environment, must obtain an ethical and moral conscience, in the search to understand the cultural and social differences of each people, being fundamental the respect with the different groups and cultures that compose the society.
Palavras-chave: Diversidade
Educação Infantil
Legalidade
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2847
Data do documento: 7-Out-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Científico - GLÁUCIA SANTOS DE AMORIM.pdf655,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.