Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2845
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | METODOLOGIA PARA A APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA |
Autor(es): | Jesus, Letícia Amaral de |
Primeiro Orientador: | Martins, Pollyany Pereira |
Primeiro Membro da Banca: | Barca, Marta Pereira da Silva |
Segundo Membro da Banca: | Coelho, Fares Frades |
Terceiro Membro da Banca: | Martins, Pollyany Pereira |
Resumo: | O artigo traz abordagens referente aos meios e condições pelos quais a leitura e escrita devem compor-se de forma eficaz enquanto elementos essenciais do processo de alfabetização de crianças em anos iniciais. Tendo como questão da pesquisa a seguinte problemática: Quais as contribuições e as implicações do processo de aquisição de leitura e escrita nos anos iniciais? E como objetivo geral compreender como se dá o processo de alfabetização nos anos iniciais a partir dos fatores de escolaridade Ler e Escrever. A metodologia utilizada como fonte de pesquisa foi de cunho bibliográfico, básica, descritiva e estudos qualitativos. As reflexões se deram a partir dos pensamentos dos autores: Almeida (2011) Brasil (2017); Carvalho (2010); Ferreiro (2011); Freire (1999); Moll (2009); Teberosky (2001); Soares (2004). Evidencia-se que a aquisição da leitura e escrita nos anos iniciais é um processo que começa desde a Educação Infantil e vai se estendendo gradativamente no sentido de acompanhar a evolução cognitiva de cada aluno; no âmbito de prepará-los conforme o tempo e capacidades individuais para uma aprendizagem progressiva que se dá numa sequência de fases/anos posteriores. No entanto, é crucial que a alfabetização com leitura e escrita seja correspondida na idade certa entre oito e nove anos. É um processo pelo qual deve-se fazer uso de vários métodos e apostar novos modelos que de fato promova de modo eficaz o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita; pois, entende-se que são duas categorias de aprendizagens cruciais que influenciam de forma direta na aquisição de outras aprendizagens. Sobretudo, tornar mais lúdicas e mais dinâmicas o ato de ler e escrever é fundamental, principalmente a partir de agora, onde a tecnologia possibilita explorar uma diversidade de recursos digitais em prol de um aprendizado interativo, colaborativo e personalizado. |
Abstract: | This study brings an approach referring to the means and terms that reading and writing consist of in an effective way as essential elements to the children’s literacy process in its early years. This research questions the following issue: “What are the contributions and implications of the literacy process in the early years of education?” and aims to comprehend how the literacy process works in this period stem from the schooling elements Reading and Writing. This research has a basic, explanatory bibliographical nature and it was also made by qualitative studies. All the considerations were made based on the theory of these authors: Almeida (2011) Brasil (2017); Carvalho (2010); Ferreiro (2011); Freire (1999); Moll (2009); Teberosky (2001); Soares (2004). It was concluded that the acquisition of the reading and writing abilities in the early years is a process that begins in preschool and keeps on going gradually towards the cognitive progress of each student in a way of preparing them for ,as their individual capacities’ time, for a progressive learning process that happens in the following years. However, it is crucial that the literacy process happens at the correct age, between eight and nine years old. It’s a process which must be made by using different methodologies and by betting on new models that indeed foster the reading and writing learning and teaching process; since, it is understood that these are the two crucial learning categories which influence directly on the acquisition of the other learning processes. Above all, making the reading and writing routine more playful and dynamic is substantial, mostly now when the technology makes exploring a variety of digital resources possible so they can be used on behalf of an interactive, collaborative and customized learning process. |
Palavras-chave: | Alfabetização Leitura Escrita Aprendizagem eficiente |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Iporá |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2845 |
Data do documento: | 29-Set-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Letícia_Amaral_de_Jesus.pdf | 654,76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Ata _de_defesa_Letícia_Amaral_de_Jesus.pdf | 180,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
TCAE_Leticia_Amaral_de_Jesus.pdf | 97,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.