Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2838
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O DESDOBRAMENTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO ENSINO FUNDAMENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA |
Autor(es): | Moraes, Jaqueline Rodrigues de |
Primeiro Orientador: | Andrade, Rosivânia da Silva |
Primeiro Coorientador: | Viana, Diego Carvalho |
Primeiro Membro da Banca: | Silva, Karolina Vyvyan Lopes da |
Segundo Membro da Banca: | Viana, Diego Carvalho |
Resumo: | A educação é o que se pode oferecer de mais importante para todos, ela é libertadora, no sentido de retirar as amarras internas do ser humano. Devido à pandemia de COVID-19, a educação sofreu diferentes mudanças, pois não havia mais como reunir as pessoas em sala de aula para que essa educação ocorresse, com isso, houve a necessidade de pensar a educação em novas formas e uma delas foi o ensino remoto. Portanto, esse estudo teve como objetivo analisar a potencialidade, obstáculos e condicionantes do ensino emergencial, implementado durante a pandemia do COVID-19. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, em que a mesma envolveu a coleta, organização e análise de informações já publicadas, trazendo a tona a importância de discutir a educação remota na pandemia e o impacto causado pela mesma no Ensino Fundamental, observando os pontos positivos e negativos dessa educação a distância nesse segmento durante a pandemia, observando, então, que houve mais perdas que ganhos em relação à educação, mas tendo em vista que esse tipo de educação fora totalmente adaptado para o cotidiano das escolas e que nem todas estavam preparadas para tal forma de ensino, destaca-se também a diferença social que fora observada através da pesquisa bibliográfica, destacando, assim, os pontos de divergências observados aqui, cabendo um aprofundamento nesse tema. |
Abstract: | Education is what can be offered the most important to all, it is liberating, in the sense of removing the internal ties of the human being. Due to the COVID-19 pandemic, education has undergone different changes, because there was no more way to bring people together in the classroom for this education to occur, with this, there was a need to think about education in new ways and one of them was remote education. Therefore, this study aimed to analyze the potential, obstacles and constraints of emergency education, implemented during the COVID-19 pandemic. For this purpose, a bibliographical research was carried out, in which it involved the collection, organization and analysis of information already published, bringing up the importance of discussing remote education in the pandemic and the impact caused by it in elementary school, observing the positive and negative points of distance education in this segment during the pandemic, observing, then, that there were more losses than gains in relation to education, But given that this type of education was fully adapted to the daily life of schools and that not all were prepared for such form of teaching, also stands out the social difference that was observed through bibliographical research, points of divergences observed here, fitting a deepening in this theme. |
Palavras-chave: | Ensino Remoto Pandemia de COVID-19 Ensino Fundamental |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Iporá |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2838 |
Data do documento: | 20-Set-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Jaqueline Moraes_Rosivânia Andrade.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.