Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2833
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UM OLHAR SOBRE AS AÇÕES DESENVOLVIDAS NA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA |
Autor(es): | Silva, Claudia de Jesus da |
Primeiro Orientador: | Andrade, Rosivania da Silva |
Primeiro Membro da Banca: | Sthal, Aylon Matheus |
Segundo Membro da Banca: | Silva, Wilson Antonio da |
Resumo: | A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) baseados em problemáticas ambientais, econômicas e sociais. Entre esses objetivos, foi estabelecido que 2022 seria o Ano Internacional das Ciências Básicas (AICBDS), buscando realizar ações educacionais para conscientizar a população sobre os ODS. Ainda não se sabe como essas ações têm sido feitas no Brasil, assim, uma revisão bibliográfica foi realizada a fim de conhecer como essas ações têm sido realizadas. Demonstramos que o Brasil já realizou algumas ações educacionais, porém, estas estão restritas à área de ciência química. Dessa forma, tais ações precisam ser realizadas de maneira mais intensa e interdisciplinar, isso para que possamos ter um caminho eficiente para a conscientização socioambiental da população humana. |
Abstract: | The United Nations (UN) has defined Sustainable Development Goals (SDGs) based on environmental, economic and social issues. Among these objectives, it was established that 2022 would be the International Year of Basic Sciences (IYBSSD), seeking to carry out educational actions to raise awareness about the SDGs. It is not yet known how these actions have been done in Brazil, thus, a literature review was carried out in order to know how these actions have been carried out. We demonstrate that Brazil has already carried out some educational actions, however, these are restricted to the area of chemical science. Thus, such actions need to be carried out in a more intense and interdisciplinary way, so that we can have an efficient way for the socio-environmental awareness of the human population. |
Palavras-chave: | Educação para o Desenvolvimento Sustentável Questões socioambientais Ensino de Ciências |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Iporá |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2833 |
Data do documento: | 20-Set-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
artigo_ claudia de jesus.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.