Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2830
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A IMPORTÂNCIA DO AFETO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
metadata.dc.creator: Ferreira, Weslaine Cassimiro
metadata.dc.contributor.advisor1: Mateus, Jeferson Carvalho
metadata.dc.description.resumo: A afetividade tem um papel importante na educação de crianças, pois é na escola que elas vão depositar todas as suas dúvidas, inseguranças, medos e expor os seus respectivos pontos de vista, sendo assim é fundamental que o educador crie uma relação com os alunos e que evidencie o afeto em toda a rotina da criança, para vivenciar como o afeto contribui para o processo de ensino aprendizagem da criança. O objetivo geral dessa pesquisa é compreender a importância do afeto na educação infantil para o aprendizado da criança e sua interação nas várias esferas sociais. Essa pesquisa terá uma abordagem qualitativa e exploratória, buscando investigar evidências para compreender e explicar dentro das relações sociais, na área da educação, o fenômeno da importância do afeto na educação infantil no processo da aprendizagem e formação do indivíduo. O processo afetivo é inovador e construído continuamente, nele estão às construções das crianças ligadas às satisfações de suas necessidades e associado à evolução da Sociedade. Logo este trabalho evidenciou a contribuição do afeto para a criança desenvolver a personalidade, o caráter, a atividade cognitiva, bem como para o funcionamento equilibrado do corpo, dando confiança, coragem, motivação, interesse, tornando mais fácil a socialização.
Abstract: Affectivity plays an important role in children's education, because it is at school that they will deposit all their doubts, insecurities, fears and expose their respective points of view, so it is essential that the educator creates a relationship with the students and that highlights affection throughout the child's routine, to experience how affection contributes to the child's teaching-learning process. The general objective of this research is to understand the importance of affection in early childhood education for children's learning and their interaction in various social spheres. This research will have a qualitative and exploratory approach, seeking to investigate evidence to understand and explain within social relationships, in the area of education, the phenomenon of the importance of affection in early childhood education in the process of learning and training of the individual. The affective process is innovative and built continuously, in it are the constructions of children linked to the satisfaction of their needs and associated with the evolution of Society. Soon this work evidenced the contribution of affection for the child to develop personality, character, cognitive activity, as well as for the balanced functioning of the body, giving confidence, courage, motivation, interest, making socialization easier.
Keywords: Afeto
Criança
Educação
Aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Iporá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2830
Issue Date: 30-Sep-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Weslaine Cassimiro Ferreira.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2,98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.