Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2825
Tipo: Artigo de Periódico
Título: EDUCAÇÃO INFANTIL: ROTINA E ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E TEMPO
Autor(es): Rodrigues, Meiriely Ferreira Barbosa
Resumo: O tema pesquisado tem como finalidade a rotina e organização do espaço e tempo na educação infantil com intuito de analisar o andamento das atividades diárias em determinados núcleos infantis. Assim como observar o processo de ensino e aprendizagem nos ambientes educacionais. O objetivo principal desse trabalho é apontar a importância da rotina e organização do espaço e tempo no processo de ensino e aprendizagem da criança quanto seu desenvolvimento, considerando o prejuízo que poderá obter quando não assistida em suas necessidades básicas, cognitivo, afetivo e social. A problemática apresentada é: Qual a contribuição da organização da rotina, do espaço e tempo na educação infantil? A justificativa baseia-se na Base Nacional Comum Curricular (2020), Lei de diretrizes e Base (1996), Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil (1998) Oliveira (2007) Kramer, (2009), Horn (2017), Gobbato (2005) entre outras fontes específicas. Na qual evidência que a rotina e organização desse espaço e tempo, tem se tornado monótona, arbitrária e automática quanto a didática pedagógica em cuidar, educar e no processo de ensino e aprendizagem. O trabalho é segmentado em: A trajetória da educação infantil brasileira, A trajetória legislativa da educação infantil, Tabelas e gráficos com características do contexto histórico, Rotina e organização do espaço e tempo na educação infantil, organização do espaço e do tempo, A rotina e o espaço como processo de ensino e aprendizagem na educação infantil. A metodologia aplicada é de ordem bibliográfica, com abordagens qualitativa e quantitativa de natureza básica, e quanto aos objetivos é exploratória, tendo como autores principais: Gil (2002), Zanella (2013), Kauark (2010). Os resultados é discussões demonstraram que o ambiente de educação infantil pode ser um caminho de autonomia, de prestígio e desenvolvimento das crianças quanto a rotina e organização do espaço e tempo na qual tem finalidades de permitir que a criança tenha liberdade em seu processo de ensino e aprendizagem. Desta forma observa-se que os espaços educacionais precisam ser mais atrativos, estimulantes na qual permitam que as crianças tenham livre-arbítrio nas práticas pedagógicas, no brincar, cuidar, e nas escolhas de suas necessidades básicas.
Abstract: The researched theme aims at the routine and organization of space and time in early childhood education in order to analyze the progress of daily activities in certain children's centers. As well as observing the teaching and learning process in educational environments. The main objective of this work is to point out the importance of the routine and organization of space and time in the teaching and learning process of the child regarding its development, considering the damage that it can get when not assisted in its basic, cognitive, affective and social needs.The problem presented is: What is the contribution of the organization of routine, space and time in early childhood education? The justification is based on the National Curricular Common Base (2020), Law of guidelines and Base (1996), National Curricular Reference for Early Childhood Education (1998) Oliveira (2007) Kramer, (2009), Horn (2017), Gobbato (2005) ) among other specific sources. In which evidence that the routine and organization of this space and time has become monotonous, arbitrary and automatic as the pedagogical didactics in caring, educating and in the teaching and learning process. The work is divided into: The trajectory of Brazilian early childhood education, The legislative trajectory of early childhood education, Tables and graphs with characteristics of the historical context, Routine and organization of space and time in early childhood education, organization of space and time, Routine and space as a teaching and learning process in early childhood education. The methodology applied is of a bibliographic nature, with qualitative and quantitative approaches of a basic nature, and regarding the objectives it is exploratory, having as main authors: Gil (2002), Zanella (2013), Kauark (2010). The results and discussions showed that the early childhood education environment can be a path of autonomy, prestige and development of children regarding the routine and organization of space and time in which it aims to allow the child to have freedom in their teaching process and learning. In this way, it is observed that educational spaces need to be more attractive, stimulating in which they allow children to have free will in pedagogical practices, in playing, caring, and in choosing their basic needs.
Palavras-chave: Criança; Educação Infantil; Rotina; Espaço; Tempo.
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2825
Data do documento: 5-Out-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO CIENTÍFICO MEIRIELY FERREIRA BARBOSA RODRIGUES.pdf841,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.