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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: JOGOS DE MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL
metadata.dc.creator: Navega, Ruthnea Barbosa de Araujo
metadata.dc.contributor.advisor1: Moura, Sebastião Rodrigues
metadata.dc.description.resumo: Utilizar os jogos no contexto escolar, é essencial para que ocorra o desenvolvimento psicológico, social e cognitivo da criança nas diversas disciplinas, pois é através destes que estás se expressam em relação ao mundo e estabelecem as suas práticas sociais. Diante disso, se apresentou a seguinte problemática neste estudo: Como os jogos podem ser trabalhadas nos primeiros anos do Ensino Fundamental para a ampliação da aprendizagem das crianças em sala de aula? Desta forma, assumimos como objetivo o de compreender a importância dos jogos como práticas pedagógicas nas aulas de Língua Portuguesa e Matemática no primeiro ciclo do Ensino Fundamental. Desta forma, adotamos como metodologia a pesquisa qualitativa com enfoque bibliográfico na base de dados do Google Acadêmico usando descritores específicos da temática. Da análise do material empírico, podemos concluir que o jogo é um poderoso instrumento que colabora para a intensificação do processo de ensino aprendizagem da criança, pois o lúdico tem na sua essência o brincar, a diversão, mas ao mesmo tempo, a construção significativa de conhecimentos
Abstract: Using games in the school context is essential for the psychological, social and cognitive development of the child in the various disciplines, because it is through these that you are expressing themselves in relation to the world and establishing their social practices. Therefore, the following problem was presented in this study: How can games be worked on in the first years of elementary school to expand children's learning in the classroom? Thus, we adopted as methodology qualitative research with bibliographic focus on the Google Scholar database using specific descriptors of the theme. From the analysis of the empirical material, we can conclude that the game is a powerful instrument that contributes to the intensification of the teaching process learning the child, because the playful has in its essence play, fun, but at the same time, the significant construction of knowledge.
Keywords: Jogos
Ludicidade
Matemática
Língua Portuguesa
Práticas pedagógicas
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Iporá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2816
Issue Date: 30-Aug-2022
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