Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2815
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O LÚDICO NO PROCESSO DE LETRAMENTO DE CRIANÇAS PEQUENAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(es): Oliveira, Tathiane
Primeiro Orientador: Bottentuit Junior, João
Primeiro Membro da Banca: Viana, Jailson
Segundo Membro da Banca: Lima, Luciana
Resumo: Este artigo consiste como um pré-requisito para formação em Licenciatura em Pedagogia, no Instituto Federal Goiano, campus Iporá-GO. A temática apresentada é sobre a importância do Lúdico (Ludicidade) no processo de Letramento de crianças pequenas na Educação Infantil. Pretende-se investigar o que diz a literatura sobre o Lúdico no processo de Letramento com crianças. O objetivo geral da pesquisa é discutir os principais conceitos relacionados à ludicidade no contexto do letramento na educação infantil. E apresenta como objetivos específicos: compreender os conceitos de ludicidade como jogos, brinquedo e brincadeira e verificar o que a literatura e documentos como a BNCC trazem sobre a ludicidade no processo de letramento de crianças pequenas da Educação Infantil. É uma possível hipótese para esta pesquisa que uma prática pedagógica lúdica, adequada à idade e temática desejada pode proporcionar um desenvolvimento e aprendizagem muito rico à criança. Esta pesquisa justifica-se, pois, a leitura e a escrita estão presentes na vida da criança desde muito pequena, e por isso sendo de relevância o profissional docente proporcionar aos pequenos uma maior interação com o mundo letrado. Ademais, aprofundar sobre ludicidade e letramento é enriquecedor para a formação pedagógica de um acadêmico de Licenciatura em Pedagogia, pois noções como estas permite influenciar positivamente em sua prática profissional no futuro. Portanto, este trabalho se faz relevante por promover reflexões sobre uma temática indispensável às práticas pedagógicas da Educação Infantil. Metodologicamente este artigo consiste em uma pesquisa de tipo bibliográfica, pois baseou-se em textos publicados como artigos, capítulos de livros, livros, monografias e leis do âmbito educacional que tratam sobre a temática proposta.
Abstract: This article is a prerequisite for training in Licentiate in Pedagogy, at Instituto Federal Goiano, Iporá-GO. The theme presented is about the importance of Playfulness (Playfulness) in the literacy process of young children in Early Childhood Education. It is intended to investigate what the literature says about Ludic in the literacy process with children. The general objective of the research is to discuss the main concepts related to playfulnees in the context of literacy in early childhood education. And it has as specific objectives: to understand the concepts of playfulness such as games, toys and play and to verify what literature and documents such as the BNCC bring about playfulness in the literacy process of young children in Early Childhood Education. It is a hypothesis for this research that a playful pedagogical practice, appropriate to the desired age and theme, can provide a very rich development and learning to the child. This little one is, therefore, research, reading and writing of the child since he was little, and for that reason, the professional who offers the world a greater interaction with the highly literate is being present in a small interaction. In addition, deepening education and enriching education is for the pedagogical training of a Licentiate in Pedagogy assistant, as it does not allow them to participate positively in their professional practice in the future. Therefore, this work is relevant for promoting an issue relevant to the pedagogical practices of Early Childhood Education. Methodologically, this article consists of a literature type research, as it was based on published texts such as articles, books, monographs and educational book laws that deal with the thematically proposed chapter.
Palavras-chave: Lúdico
Letramento
Educação infantil
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2815
Data do documento: 16-Jul-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Tathiane Oliveira.pdf766 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.