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metadata.dc.type: Dissertação
Title: ANÁLISE DO CONCRETO PERMEÁVEL COM ADIÇÃO DO RESÍDUO DO POLIMENTO DE PISOS DE CONCRETO
metadata.dc.creator: Santos, Igor Soares
metadata.dc.contributor.advisor1: Nahime, Bacus de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Reis, Idalci Cruvinel dos
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Elton Carvalho de
metadata.dc.contributor.referee3: Chaves, Charles Pereira
metadata.dc.description.resumo: O concreto permeável possui diversas vantagens ambientais e econômicas se avaliadas a longo prazo, tendo a possiblidade da inserção de resíduos fino em baixos teores em sua composição sem queda significativa no seu desempenho. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi avaliar a influência da adição de resíduo do polimento de piso de concreto (CFPW, sigla em inglês para concrete floor polishing waste), determinando sua influência nas propriedades mecânicas, hidráulicas, estrutura química e o potencial de colmatação. As primeiras etapas foram sobre a caracterização química e física do CFPW, sendo realizadas análises por meio da microscopia de varredura eletrônica (MEV), termogravimétrica, difração de raios-X (DRX) e fluorescência de raios-X (FRX). Para alcançar os objetivos foram propostas três dosagens distintas do concreto permeável, sendo uma amostra referência determinada com base na revisão da literatura e dosada com apenas agregados naturais e cimento, e outras duas dosadas com a mesma proporção de pasta e agregado graúdo do traço referência, no entanto, com adições do CFPW em baixos teores para evitar o fechamento dos poros. Foram avaliadas para todas as amostras a permeabilidade, resistência mecânica a compressão e a tração na flexão. Na resistência à tração na flexão, foram notadas diferença nos resultados para todas as composições, sendo que a adição com 4% de CFPW apresentou o melhor resultado, apresentando aumento de 16,3% em relação à amostra CONTROL, seguida da composição de 2% do CFPW com acréscimo de 11,0%. Com o desenvolvimento deste estudo foi possível concluir, ao considerar apenas o preço dos materiais para construção de pavimento de concreto permeável moldado in loco, o custo de produção por metro quadrado é inferior em 11,46 % ao de concreto convencional, principalmente pelo baixo teor de cimento na mistura e ausência de agregado finos. Esta pesquisa constatou que o concreto permeável com adições controladas de CPFW é viável atendendo aos requisitos normativos vigentes, como resistência mecânica à compressão, tração na flexão e permeabilidade.
Abstract: Pervious concrete has several environmental and economic advantages if evaluated at long term, having the possibility of inserting fine waste at low levels in its composition without significant decrease in its performance. In this sense, the objective of this study was to evaluate the influence of concrete floor polishing waste (CFPW) addition, determining its influence on mechanical and hydraulic properties, chemical structure and clogging potential. The first steps were about the chemical and physical characterization of CFPW, being analyzed by means of scanning electron microscopy (SEM), thermogravimetric, X-ray diffraction (XRD) and X-ray fluorescence (XRF). To achieve this objective, three different dosages of pervious concrete were proposed, being a reference sample determined based on the literature review and dosed with only natural aggregates and cement, and another two doses with the same proportion of paste and coarse aggregate of the reference trace, with CFPW additions in low levels to avoid the pores closing. Permeability, mechanical resistance to compression and flexural tensile strength were evaluated for all samples. In the flexural tensile strength, it was noted that there is a difference in the results for all compositions, and the CFPW addition of 4% had the best result, showing an increase of 16.3% in relation to the CONTROL sample, followed by the composition of 2% with an increase of 11.0%. With the development of this study, it was possible to conclude, when considering the price of materials for construction of pervious concrete pavement molded in loco, the production cost per square meter is reduced by 11.2% than that of conventional concrete, mainly due to the low content of cement in the mixture and absence of fine aggregates. The research carried out found that pervious concrete with controlled additions of CPFW is viable, meeting current regulatory requirements, such as mechanical resistance to compression, tensile strength in bending and permeability.
Keywords: Pavimento permeável
Permeable floor
Permeabilidade
Permeability
Entupimento
Clogging
Agregado reciclado
Recycled Aggregate
metadata.dc.subject.cnpq: ENGENHARIAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Rio Verde
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Aplicada e Sustentabilidade
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metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2813
Issue Date: 27-Aug-2022
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