Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2810
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: AS LACUNAS DO ENSINO REMOTO: REFLEXÕES SOBRE A ABORDAGEM DE ENSINO NAS AULAS REMOTAS E O IMPACTO DA PANDEMIA DE COVID-19 NA EDUCAÇÃO
Autor(es): Oliveira, Thaisa
Primeiro Orientador: Andrade, Rosivânia
Primeiro Membro da Banca: Gomes, Caroindes
Segundo Membro da Banca: Silva, Wilson
Resumo: Este artigo busca discutir os efeitos da pandemia na Educação através da adoção do ensino remoto emergencial como meio de continuar os estudos. Nesse sentido, o texto analisa se a abordagem de ensino utilizada nas aulas remotas da Educação Básica, contribui para a aprendizagem significativa, segundo os pressupostos defendido por David Ausubel, ou reforçam o ensino conteudista característico do ensino tradicional. Para isso, buscou-se identificar os canais de comunicação utilizados nas aulas remotas; analisar as formas de exposição dos conteúdos e as atividades propostas pelos docentes. A partir de abordagem qualitativa apoiada na pesquisa exploratória o levantamento de dados ocorreu através da aplicação de um questionário aos docentes do Ensino Fundamental e Ensino Médio, de uma Rede Estadual de ensino, situado em Itapirapuã-Goiás. A análise dos dados coletados foi fundamentada na concepção de Análise de Conteúdo proposto por Bardin. Os resultados da pesquisa demonstraram que o ensino tradicional, com ênfase nos conteúdos, prevaleceu nas aulas remotas, e notou-se ainda uma dificuldade do docente em definir a forma de abordagem de ensino utilizada. A pesquisa mostrou-se como um importante instrumento para a construção de conhecimentos, e compreensão dos aspectos que compõem o campo educacional
Abstract: This article seeks to discuss the effects of the pandemic on Education through the adoption of emergency remote teaching as a means of continuing studies. In this sense, the text analyzes whether the teaching approach used in remote Basic Education classes contributes to meaningful learning, according to the assumptions defended by David Ausubel, or reinforces the content teaching characteristic of traditional teaching. For this, we sought to identify the communication channels used in remote classes; to analyze the forms of exposition of the contents and the activities proposed by the professors. From a qualitative approach supported by exploratory research, the data collection took place through the application of a questionnaire to teachers of Elementary School and High School, of a State Education Network, located in Itapirapuã-Goiás. The analysis of the collected data was based on the concept of Content Analysis proposed by Bardin. The research results showed that traditional teaching, with an emphasis on content, prevailed in remote classes, and there was also a difficulty for the teacher in defining the form of teaching approach used. The research proved to be an important instrument for the construction of knowledge, and understanding of the aspects that make up the educational field.
Palavras-chave: Ensino remoto. Pandemia de COVID-19. Aprendizagem Significativa. Abordagens de ensino. Educação Básica.
Remote teaching. COVID-19 pandemic. Meaningful Learning. Teaching approaches. Basic education.
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2810
Data do documento: 21-Set-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo_thaisa rodrigues de oliveira.pdf795,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.