Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2808
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
metadata.dc.creator: Bastos, Neire de Oliveira Tobias de
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa evidencia a psicomotricidade como parte das etapas da vida da criança e que ao longo dos anos propicia melhor desenvolvimento motor e cognitivo. Tendo como objetivo principal analisar a importância da psicomotricidade no processo de desenvolvimento infantil e busca resolver a questão problema: Qual a importância da Psicomotricidade na Educação Infantil? Descrevendo as etapas do desenvolvimento psicomotor e identificando seus benefícios no processo de ensino e aprendizagem. Assim a elaboração desta pesquisa justifica-se na importância da psicomotricidade enquanto uma aliada no desenvolvimento infantil e como pode ser utilizada por professores e gestores (pedagogo) na análise e compreensão do comportamento infantil. Este trabalho organiza-se com breve histórico da Educação Infantil no Brasil; desenvolvimento psicomotor; psicomotricidade na Educação Infantil. A metodologia é de cunho bibliográfico, de natureza básica, qualitativa e quanto aos objetivos, é exploratória. Apresentando como resultados e discussão uma análise através de autores em que reafirma os benefícios do uso do lúdico em sala de aula onde a psicomotricidade é primeira escolha para o desenvolvimento infantil com perspectivas de ser um facilitador na construção de sua identidade e fortalecimento de sua autonomia afetiva e intelectual. Considera-se que a psicomotricidade é uma metodologia viável e confiável e deve ser explorada pelo educador para que seja incluída nas atividades diárias desde a primeira etapa da educação básica.
Abstract: This current study highlights the psychomotricity as one of the life stages of a child that over the years offers a better motor and cognitive development. Having as its main purpose to analyze the importance of psychomotricity in the development process of the children and resolving the question at issue: What is the importance of Psychomotricity in Early Childhood Education? Describing the psychomotor developmental stages and identifying its benefits in the process of teaching and learning. Thus, the preparation of this research justified the importance of psychomotricity as an ally in child development and how it can be employed by teachers and managers (pedagogues) in the analysis and understanding of child behavior.This work organizes itself a brief history of Early Childhood Education in Brazil; psychomotor development; Psychomoricity in Early Childhood Education. The methodology is bibliographic, of a basic and qualitative nature and, in terms of goal, it is exploratory. Submitting as results and discussion, an analysis through authors in which it reaffirms the benefits of the use of playfulness in the classroom where psychomotricity is the first choice for child development with perspectives of being a facilitator in the construction of their identity and strengthening their affective and intellectual autonomy. Psychomotricity shall be deemed as a viable and reliable methodology and should be explored by the educator so that it is included in daily activities from the first stage of basic education.
Keywords: Psicomotricidade. Educação Infantil. Ensino. Aprendizagem.
Psychomotricity. Child education. Teaching. Learning
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2808
Issue Date: 16-Sep-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Neire de Oliveira Tobias de Bastos.pdf1,16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.