Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2807
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A LUDICIDADE E O ENSINO DA MATEMÁTICA NA PRÉ-ESCOLA
Autor(es): Vilela, Joana
Primeiro Orientador: Bottentuit Junior, João Batista
Resumo: O presente estudo trata da ludicidade e o ensino da matemática na Pré-escola. O objetivo geral é compreender a importância da aplicação da ludicidade no ensino de matemática como facilitador na aprendizagem na pré-escola. Quando a criança tem a oportunidade de brincar, o aprendizado é construído com alegria e prazer. O ensino matemático passa pelo desafio da estimulação da criatividade, do pensamento autônomo e independente, além da competência de resolução de problemas. Também permitem que haja momentos de cooperação, autonomia, criatividade, imaginação e autoconhecimento. O educador deve buscar formas de fomentar a motivação da aprendizagem de seus educandos, a partir da interação, socialização, do aumento da organização, confiança e concentração. Além disso, jogos e brincadeiras envolvendo a Matemática tira desta disciplina o aspecto preestabelecido de dificuldade e desinteresse que os educandos, porventura, possam ter. Desse modo, tirar do jogo e das atividades matemáticas, a essência da disciplina, possibilita entender o seu funcionamento. A Matemática deve ser contextualizada, relacionada com o cotidiano do aluno e ele deve ver sentido no que está aprendendo. A Ludicidade no Ensino Fundamental tem bastante importância, pois trata a Matemática de forma divertida, recreativa e interessante, o que proporciona maior aprendizado, de forma inventiva e crítica dentro da proposta dessa disciplina. Dessa forma, buscou-se por meio de uma pesquisa bibliográfica, elementos teóricos como subsídio para as reflexões entendimento acerca da temática em estudo.
Abstract: The present study deals with playfulness and the teaching of mathematics in Preschool. The general objective is to understand the importance of applying playfulness in mathematics teaching as a facilitator in preschool learning. When the child has the opportunity to play, learning is built with joy and pleasure. Mathematics teaching goes through the challenge of stimulating creativity, autonomous and independent thinking, in addition to problem solving competence. They also allow for moments of cooperation, autonomy, creativity, imagination and self-knowledge. Educators must seek ways to encourage their students' learning motivation, based on interaction, socialization, increased organization, confidence and concentration. In addition, games and games involving Mathematics remove from this discipline the pre- established aspect of difficulty and disinterest that students may have. In this way, taking the essence of the discipline from the game and mathematical activities makes it possible to understand its functioning. Mathematics must be contextualized, related to the student's daily life and he must see meaning in what he is learning. Playfulness in Elementary School is very important, because it treats Mathematics in a fun, recreational and interesting way, which provides greater learning, in an inventive and critical way within the proposal of this discipline. In this way, we sought, through a bibliographic research, theoretical elements as a subsidy for the reflections on the understanding of the subject under study.
Palavras-chave: Aprendizagem
Games
Ensino
Jogos
Matemática
Games
Math
Learning
Teaching
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2807
Data do documento: 16-Jul-2022
Aparece nas coleções:Segunda Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Joana Darc Oliveira Vilela829,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.