Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2802
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: REDUÇÃO DO BULLYING NA ESCOLA POR MEIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
metadata.dc.creator: Silva, Mirian
metadata.dc.contributor.advisor1: Bottentuit Junior, João Batista
metadata.dc.description.resumo: Objetiva investigar quais os fatores que levam a ocorrer o bullying na escola, verificar quais são as sugestões pedagógicas que possa prevenir e diminuir as condutas da problemática institucional. E como objetivo geral analisar quais os fatores podem reduzir o Bullying na escola através de sugestões pedagógicas, já os específicos; investigar quais os fatores que levam a ocorrer o bullying na escola; verificar quais são as práticas pedagógicas que possa prevenir e diminuir as condutas de Bullying no ambiente escolar; estudar na literatura vigente quais estratégias pedagógicas foram adotadas para a redução do Bullying nas escolas. As motivações para a escolha da temática, surgiram pelas as observações cotidianas na escola, ou seja, os constrangimentos, agressões que os alunos (vítimas) enfrentam, e as dificuldades que os professores possuem com esta problemática em sala de aula, e pensando em contribuir na formação de futuros professores, que pretendem trabalhar na etapa do Ensino Fundamental Anos Iniciais. A metodologia se desenvolveu por meio da delimitação do objeto de pesquisa, sendo no Ensino Fundamental, divisão dos orientadores, escolha do tema, levantamento da bibliografia, embasando em vários autores, reconhecendo as práticas pedagógicas para redução do bullying. Os resultados sobre a aplicação de estratégias contra o bullying de acordo com o guia para educadores e gestores, pesquisado no repositório educapes servindo como norteadores de práticas para as instituições escolares, desenvolvendo projetos contra a problemática. A realização deste artigo oportunizou a investigação do Bullying na escola, as causas e práticas pedagógicas que podem ser trabalhadas contra sua redução.
Abstract: Investigate which factors lead to bullying at school, to verify which are the pedagogical practices that can prevent and reduce the conduct of institutional problems. The methodology was developed through the delimitation of the research object, being in Elementary School, division of advisors, choice of theme, survey of the bibliography, based on several authors, recognizing the pedagogical practices to reduce bullying. The results on the application of strategies against bullying according to the guide for educators and managers, researched on the website: https://educapes.capes.gov.br, serving as guides for practices for school institutions, developing projects against the problem.
Keywords: Escolas
Educação infantil
Assédio nas escolas
Ambiente escolar
Schools
Child education
Harassment in schools
School environment
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Iporá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2802
Issue Date: 27-Aug-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mirian Gonçalves Silva- TCC.pdf621,7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.