Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2798
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS: A TEORIA E SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
metadata.dc.creator: | Moraes, Lorena Cruvinel |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Bottentuit Junior, João Batista |
metadata.dc.description.resumo: | Ao longo dos tempos, as descobertas científicas acerca do desenvolvimento humano trazem uma nova concepção de inteligência que, aos poucos, deixa de ser medida por testes de QI padronizados e passa a ser personalizada, considerando as potencialidades de cada indivíduo. Com isso, o conceito de inteligência tem sido reformulado deixando de referir-se a um modelo inato e inalterável de capacidades para dar lugar a uma concepção plástica e global de inteligência. Como um eixo de atuação em uma dinâmica de assimilação aos distintos aspectos do conhecimento, essa vivência no âmbito escolar que é desenvolvida pela arte do ensino, a qual seu “motor” de engrenagem é de competência aos profissionais da educação a exemplo dos pedagogos que atendem as crianças em sua primeira fase de construção social, empenhados por uma transformação no aprendizado na perspectiva de desenvolver as diversas habilidades do seu alunado. O objetivo deste artigo é analisar a importância das inteligências múltiplas como metodologia de fomento na Educação Infantil no processo de nortear o ensino- aprendizagem. Para tanto, utilizou-se como recurso metodológico ao estudo a pesquisa bibliográfica a fim buscar um maior conhecimento sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner e como ela pode promover as crianças os estímulos do desenvolvimento critico aos aspectos sociais/ espaço inserido por elas a partir das estratégias dos professores. Partimos do pressuposto de que, a inteligência é intrínseca a cada indivíduo, importa entendermos esse mecanismo diversificado em sala de aula na busca pela valorização das especificidades de cada aluno quanto a ampliação do conhecimento, frente a equidade aos conteúdos propostos. |
Abstract: | As time goes by, scientific discoveries about human development bring a new conception of intelligence that, little by little, stops being measured by standardized IQ tests and starts being personalized, considering the potentialities of each individual. With this, the concept of intelligence has been reformulated, no longer referring to an innate and unalterable model of capabilities, but to a plastic and global conception of intelligence. As an axis of performance in a dynamic of assimilation to the different aspects of knowledge, this experience in the school environment is developed by the art of teaching, which is the competence of education professionals, such as educators who attend to children in their first phase of social construction, committed to a transformation in learning in the perspective of developing the various skills of their students. The objective of this article is to analyze the importance of multiple intelligences as a methodology to promote early childhood education in the process of guiding teaching and learning. To this end, we used as methodological resource to the study the bibliographic research in order to seek greater knowledge about the Theory of Multiple Intelligences of Howard Gardner and how it can promote children the stimuli of critical development to social aspects / space inserted by them from the strategies of teachers. We start from the assumption that, intelligence is intrinsic to each individual, it is important to understand this diverse mechanism in the classroom in the search for the valorization specificities of each student', as well as the expansion of the proposed content equity. |
Keywords: | Inteligências múltiplas Aprendizagem Educação infantil |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituto Federal Goiano |
metadata.dc.publisher.initials: | IF Goiano |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Iporá |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2798 |
Issue Date: | 27-Aug-2022 |
Appears in Collections: | Licenciatura em Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Artigo e documentos PDF.pdf | 477,92 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.