Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2785
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A ARTE E TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM ESTUDO SOBRE O TUX PAINT PARA O ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS)
metadata.dc.creator: Carrijo, Wellem
metadata.dc.contributor.advisor1: Bogea, Diego
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho apresenta um estudo sobre a ferramenta digital Tux Paint no auxílio da aprendizagem dos anos iniciais do Ensino Fundamental, englobando o universo da Arte e da Tecnologia. Considerando que a sociedade se torna cada dia mais informatizada e inserida no mundo tecnológico, é necessário pensar em diferentes maneiras de trazer algumas ferramentas digitais para o cotidiano escolar, que possam contribuir para o ensino e a aprendizagem. Pensando nisso, este estudo propicia um maior entendimento sobre a ferramenta digital Tux Paint, na busca de sua utilização no ambiente escolar, inclusive nas aulas de Artes, como forma de desenvolver habilidades artísticas, bem como, permitir que os alunos se tornem mais criativos e reflexivos em busca do conhecimento. Para que fosse possível a realização deste trabalho foram utilizadas algumas metodologias, que são a bibliográficas e a documentais, onde recorre a diversas fontes de pesquisa, para comprovar a importância do tema. Cujo objetivo percorre o entendimento de como inserir a tecnologia informativa dentro da sala de aula, de forma a desmistificar sua utilização, demonstrando que esse recurso tecnológico quando inserido em sala de aula é capaz de despertar interesse nos alunos para a realização das atividades, sendo pensado como uma forma lúdica de ensino.
Abstract: This paper presents a study on the digital tool Tux Paint to help learning in the early years of elementary school, encompassing the universe of Art and Technology. Considering that society becomes more and more computerized and inserted in the technological world every day, it is necessary to think of different ways to bring some digital tools to the daily school life, which can contribute to teaching and learning. With that in mind, this study provides a better understanding of the digital tool Tux Paint, in the search for its use in the school environment, including in Art classes, as a way to develop artistic skills, as well as to allow students to become more creative and reflective in their search for knowledge. In order to make this work possible, some methodologies were used, which are the bibliographic and the documental, where several research sources are used to prove the importance of the theme. The objective of this work is to understand how to insert information technology into the classroom, in order to demystify its use, demonstrating that this technological resource, when inserted into the classroom, is capable of arousing interest in the students to perform the activities, being thought of as a playful form of teaching.
Keywords: Anos Iniciais. Arte. Ensino Fundamental. Tecnologia. Tux Paint.
Art. Early Years. Elementary School. Technology. Tux Paint.
metadata.dc.subject.cnpq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Iporá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2785
Issue Date: 28-Jul-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Wellem Fidelis de Moura Carrijo (3).pdf1,32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.