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https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2764
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Philippe, Barbosa Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0702780795925115 | pt_BR |
dc.creator | Carvalho, Amanda Grotto | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/7647247168871002 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-20T23:16:03Z | - |
dc.date.available | 2023-09-17 | - |
dc.date.available | 2022-09-20T23:16:03Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-05 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2764 | - |
dc.description.abstract | Traffic accidents on highways generate global concerns due to both economic and social consequences. Traffic in Brazil is the fourth most violent on the American continent, and its causes are human, vehicular, institutional/social, socioeconomic, environmental and road failures. However, among the cited causes, the failures in the roads are of great prominence, since it is verified by several studies the influence of the geometric characteristics in the quality and road safety, being then a problem that can be avoided. In this way, the research aims to analyze the geometric characteristics of five critical segments of a stretch of the BR-060 highway, between the cities of Rio Verde-GO and Jataí-GO, seeking to verify the existence of a relationship between geometric nonconformities in the road and the accidents that occurred. Initially, a literature review was carried out in order to discuss the geometric elements of the highways to be addressed in the work and that are related to road safety. Then, data collection was carried out, where through the calculation of the standard unit of severity (UPS) the most critical segments of the road section were defined and then, the analysis of these sections within the parameters of the horizontal alignment, vertical and cross section. Finally, it was verified if there is a relationship between the segments with the highest UPS and nonconformities verified. In view of the results presented, it was noted that the segments with the highest incidence of traffic accidents are also those with the highest number of geometric parameters with non-compliance with the Brazilian standards of geometric design of highways. | pt_BR |
dc.description.resumo | Os acidentes de trânsito nas rodovias geram preocupações de âmbito global devido às consequências tanto econômicas quanto sociais. O trânsito no Brasil é o quarto mais violento do continente americano, e tem como causas falhas humanas, veiculares, institucionais/sociais, socioeconômicas, ambientais e viárias. No entanto, dentre as causas citadas, as falhas nas vias são de grande destaque, uma vez que é verificado por diversas pesquisas a influência das características geométricas na qualidade e segurança viária sendo então um problema que pode ser evitado. Dessa forma, a pesquisa tem como objetivo analisar as características geométricas de cinco segmentos críticos de um trecho da rodovia BR-060, entre as cidades de Rio Verde-GO e Jataí-GO, buscando verificar a existência de relação entre inconformidades geométricas na via e os acidentes ocorridos. Inicialmente fez-se uma revisão de literatura de modo a discorrer sobre os elementos geométricos das rodovias a serem abordados no trabalho e que têm relação com a segurança viária. Em seguida, realizou-se a coleta de dados, onde através do cálculo de unidade padrão de severidade (UPS) definiu-se os segmentos mais críticos do trecho da rodovia e então, iniciou-se a análise desses segmentos dentro dos parâmetros do alinhamento horizontal, vertical e seção transversal. Por fim, verificou-se se há relação entre os segmentos com maior UPS e inconformidades verificadas. Diante dos resultados apresentados, notou-se que os segmentos com maior incidência de acidentes de trânsito, são também aqueles com maior número de parâmetros geométricos com inconformidade em relação às normas brasileiras de projeto geométrico de rodovias. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Amanda Grotto Carvalho (amanda.grotto@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-09-19T16:21:40Z No. of bitstreams: 1 Trabalho de conclusão de curso_Amanda Grotto Carvalho.pdf: 9187673 bytes, checksum: d3a678b9bf46d7e31c17f6414c50db83 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Itala Moreira Alves (itala.moreira@ifgoiano.edu.br) on 2022-09-20T23:15:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Trabalho de conclusão de curso_Amanda Grotto Carvalho.pdf: 9187673 bytes, checksum: d3a678b9bf46d7e31c17f6414c50db83 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-09-20T23:16:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Trabalho de conclusão de curso_Amanda Grotto Carvalho.pdf: 9187673 bytes, checksum: d3a678b9bf46d7e31c17f6414c50db83 (MD5) Previous issue date: 2022-08-05 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Rio Verde | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Acidentes de trânsito | pt_BR |
dc.subject | Características geométricas | pt_BR |
dc.subject | Inconformidades | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES::RODOVIAS PROJETO E CONSTRUCAO | pt_BR |
dc.title | ANÁLISE DE CARACTERÍSTICAS GEOMÉTRICAS DE TRECHO DA BR-060 E SUA RELAÇÃO COM ACIDENTES DE TRÂNSITO | pt_BR |
dc.title.alternative | Analysis of geometric characteristics of the BR-060 stretch and its relationship with traffic accidents. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Bacharelado em Engenharia Civil |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC_Amanda Grotto Carvalho | 8,97 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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