Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2755
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO SOBRE A SENSIBILIZAÇÃO DE CRIANÇAS PEQUENAS COMO PROCESSO DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA
Autor(es): Silva, Alexandra
Primeiro Orientador: Moura, Sebastião
Resumo: Nesta pesquisa, propomo-nos a compreender como as crianças pequenas da Educação Infantil podem ser sensibilizadas sobre a preservação do meio ambiente por meio da mobilização de saberes pedagógicos planejados pelo professor em sua prática. Com o aporte da pesquisa qualitativa, usamos os procedimentos da pesquisa bibliográfica no Google Acadêmico e obtivemos nove resultados por meio de descritores específicos. Da análise do material, resultaram quatro trabalhos, dos quais analisamos os resumos de três dissertações de mestrado e uma tese de doutorado. Os resultados apontam que há inter-relações para a aprendizagem em Educação Ambiental de crianças na Educação Infantil e, como professores, devemos repensar as práticas pedagógicas ao trabalhar a Educação Ambiental com as crianças, ao lidar com cidadãos em processo de transformação
Abstract: In this research, we propose to understand how young children of Early Childhood Education can be sensitized about the preservation of the environment through the mobilization of pedagogical knowledge planned by the teacher in his practice. With the contribution of qualitative research, we used the procedures of bibliographic research in Google Scholar and obtained nine results through specific descriptors. From the analysis of the material, four papers resulted, of which we analyzed the abstracts of three master's dissertations and a doctoral thesis. The results indicate that there are interrelations for learning in Environmental Education of children in Early Childhood Education and, as teachers, we should rethink pedagogical practices when working environmental education with children, when dealing with citizens in the process of transformation.
Palavras-chave: Educação Ambiental
Educação Infantil
Crianças
Mediação pedagógica
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2755
Data do documento: 30-Ago-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Alexandra Cesária da Silva.pdf1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.