Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2743
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O ESTUDO DAS CORES COMO FERREMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
metadata.dc.creator: Almeida, Maria Vieira
metadata.dc.contributor.advisor1: Bogea, Diego Ted Rodrigues
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo tem como objetivo realizar um levantamento bibliográfico acerca das cores identificando sua influência psicológica no comportamento das crianças. O tipo de pesquisa da qual resultou este, será realizado por meio da investigação bibliográfica, com busca de documentos na internet, como artigos, sites, revistas, realizados através de estudos, os quais serviram como embasamento teórico para a realização da pesquisa a qual se configura como exploratório-descritiva, de natureza qualitativa, baseada nos pressupostos da análise de conteúdo e nos preceitos da revisão de literatura. O objetivo geral deste traduz-se em Investigar a importância das cores no processo de aprendizagem no contexto da Educação Infantil. Os específicos se configuram em analisar a utilização das cores no ensino e aprendizagem infantil, para, assim, identificar a presença destas, no cotidiano das crianças. Propor atividade usando a combinação das cores, tendo como hipótese o entendimento de que a cor correspondente e destinada para ser analisada e trabalhada na Educação Infantil, consiga despertar o interesse dos alunos nessa referida faixa etária.
Abstract: This article aims to carry out a bibliographic survey about colors, identifying their psychological influence on children's behavior. The type of research that resulted in this one will be carried out through bibliographic research, with a search for documents on the internet, such as articles, websites, magazines, carried out through studies, which served as a theoretical basis for carrying out the research which was configures as exploratory-descriptive, qualitative in nature, based on the assumptions of content analysis and the precepts of literature review. The general objective of this is to investigate the importance of colors in the learning process in the context of Early Childhood Education. The specific ones are configured in analyzing the use of colors in children's teaching and learning, in order to identify their presence in children's daily lives. Propose an activity using the combination of colors, having as a hypothesis the understanding that the corresponding color and destined to be analyzed and worked on in Early Childhood Education, manages to arouse the interest of students in that age group
Keywords: CORES
Desenvolvimento
Educação Infantil
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Iporá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2743
Issue Date: 28-Aug-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DOCUMENTOS TCC 3 maria vieira.pdf1,8 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.