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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A AFETIVIDADE COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
metadata.dc.creator: Oliveira, Jordana Gabriela Rodrigues Fernandes de
metadata.dc.contributor.advisor1: Mariano, Sangelita Miranda Franco
metadata.dc.contributor.referee1: Felisberto, Layla Aparecida Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Lorrane Stéfane
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho trata da importância da afetividade na educação infantil. Aborda-se sobre essa temática tendo em vista que a afetividade tem implicações significativas na vida das crianças durante o processo de desenvolvimento. O estudo buscou responder o problema de pesquisa “Em que medida a afetividade poderá influenciar no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil?”. Assim, a pesquisa tem como objetivo geral analisar a relação entre afetividade e o processo de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos na educação infantil. Quanto aos objetivos específicos, tem-se: contextualizar a educação infantil e seus princípios, correlacionando-os à afetividade; compreender como se dá o desenvolvimento e a aprendizagem infantil; identificar as implicações da afetividade na educação infantil em meio a relação professor-aluno. A metodologia utilizada pautou-se na pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, que envolve uma revisão na literatura, afim de reunir estudos de autores como Wallon (1995), Vigotski (1984; 2013), Freire (1996; 2004), Saltini (2008), Nunes (2009), Luria (2010), dentre outros, que abordam a discussão sobre a aprendizagem e a afetividade. Ficou claro que o processo de desenvolvimento infantil tem ligações direta com a afetividade, e é a partir da relação entre professor aluno que vai acontecer a evolução na aprendizagem. A teoria sócio-histórica abordada apresenta grande relevância diante do processo de aprendizagem, pois ela correlaciona-se com a afetividade, no tocante da importância do ambiente e das relações estabelecidas nele para o pleno desenvolvimento infantil. Conclui-se que a afetividade é parte intrínseca do processo de ensino-aprendizagem dos alunos na educação infantil e que os docentes têm a responsabilidade de compreendê-la e aplica-la adequadamente em suas metodologias e práticas pedagógicas diárias, bem como, na sua relação afetiva com os alunos.
Abstract: The present work deals with the importance of affectivity in early childhood education. This theme is approached considering that affectivity has significant implications for children's lives during the development process. The study sought to answer the research problem “To what extent can affectivity influence the teaching and learning process in early childhood education?”. Thus, the research has as general objective to analyze the relationship between affectivity and the process of development and learning of students in early childhood education. As for the specific objectives, there are: contextualize early childhood education and its principles, correlating them with affectivity; understand how child development and learning takes place, considering affective relationships; to identify the implications of affectivity in early childhood education in the midst of the teacher-student relationship. The methodology used was based on qualitative bibliographic research, which involves a review of the literature, in order to gather studies by authors such as Wallon (1995), Vigotski (1984; 2013), Freire (1996; 2004), Saltini (2008), Nunes (2009), Luria (2010), among others, which address the discussion about learning and affectivity. In view of the above, it is clear that the process of child development has direct links with affectivity, and it is from the relationship between teacher and student that evolution in learning will occur. The socio-historical theory discussed is highly relevant in the face of the learning process, as it is correlated with affectivity, regarding the importance of the environment and the relationships established in it for the full development of children. It is concluded that affectivity is an intrinsic part of the teaching-learning process of students in early childhood education and that teachers have the responsibility to understand and apply it properly in their methodologies and daily pedagogical practices, as well as in their relationship affectively with students.
Keywords: AFETIVIDADE- EDUCAÇÃO INFANTIL- DESENVOLVIMENTO- APRENDIZAGEM
AFFECTIVITY- CHILD EDUCATION- DEVELOPMENT- LEARNING
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Morrinhos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2739
Issue Date: 12-Sep-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

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