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metadata.dc.type: Dissertação
Title: CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DIFICULDADES E POSSIBILIDADES A PRÁTICAS EDUCATIVAS INCLUSIVAS
metadata.dc.creator: Lopes, Vanessa de Araújo
metadata.dc.contributor.advisor1: Fernandes-Sobrinho, Marcos
metadata.dc.description.resumo: O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento, nomeado também como Transtorno do Espectro Autista (TEA), apresenta principalmente déficit na interação social, na comunicação verbal e não verbal, com comportamentos repetitivos e restritos. A presente pesquisa, em nível de mestrado, tem como objetivo identificar dificuldades dos professores da Educação Infantil, ao trabalhar com inclusão de alunos com TEA e, com base nelas, criar e aplicar um produto educacional, a fim de contribuir com possibilidades de práticas educativas inclusivas que possam apoiar os professores desse nível de ensino. A metodologia abrange uma pesquisa descritiva, de cunho bibliográfico com abordagem qualitativa. O local que ocorreu a investigação de campo foi o município de Caldas Novas, em específico os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI). A amostra foi estabelecida tomando como base os CMEI em que havia alunos com TEA matriculados, diante disso, aplicando os critérios de inclusão, foram selecionados oito dos professores dos alunos com TEA, bem como duas mães desses alunos. Em complemento, selecionou-se também a coordenadora do Núcleo Multidisciplinar Adalberto Lassance de Albuquerque Júnior, situado no centro de Caldas Novas. Como instrumento para coleta de dados fez-se uso de um questionário, no formato Google Forms, com 12 perguntas abertas às pedagogas da Educação Infantil, uma entrevista com seis questões abertas à coordenadora geral do Núcleo Multidisciplinar, e uma entrevista com 14 questões abertas às mães das crianças com TEA. Foram cumpridas todas as medidas éticas para pesquisas com seres humanos sendo que só se iniciou a aplicação do questionário e entrevistas depois da aprovação do Comitê de Ética, em seguida recebeu-se autorização do pais por meio da assinatura do Termo de Consentimento e Livre Esclarecido (TCLE) e preservou-se os nomes dos CMEI, das professoras e das mães. Durante a realização da pesquisa identificou-se que mesmo tendo graduação em pedagogia e especialização lato-sensu os professores ainda encontram dificuldades em elaborar práticas educativas adequadas aos alunos com TEA. Percebeu-se que o trabalho com o Núcleo Multidisciplinar não é de conhecimento de todos os professores e pais, causando assim, questionamentos e cobranças indevidas. Além disso, foi possível perceber que as mães com um grau de escolaridade maior são mais propensas em identificar as “lacunas” no processo de inclusão de seu filho com TEA, principalmente as atividades que não são adaptadas ou adequadas a eles. Conclui-se que a organização e o planejamento das ações a serem tomadas, no âmbito da inclusão de alunos com TEA na Educação Infantil, devem ser realizadas de modo colaborativo entre secretaria de educação, equipe multidisciplinar, direção, coordenação pedagógica, professores e família.
Abstract: Autism is a neurodevelopmental disorder, also known as Autism Spectrum Disorder (ASD), and presents mainly deficits in social interaction as well as verbal and non-verbal communication, with repetitive and restricted behaviors. The present study, at master's level, aims to identify difficulties faced by Preschool teachers when working with the inclusion of students with ASD and, based on these difficulties, create and apply an educational product, in order to contribute with possibilities of inclusive educational practices that can support teachers in this education level. The methodology includes a descriptive, bibliographical research with a qualitative approach. Field research took place in the city of Caldas Novas, Goiás, Brazil, specifically the Municipal Centers for Early Childhood Education (CMEI). The sample was established based on the CMEI with enrolled ASD students. Therefore, applying the inclusion criteria, eight teachers of ASD students were selected, along with two mothers of these students. In addition, the coordinator of the Adalberto Lassance de Albuquerque Júnior Multidisciplinary Center, located in downtown Caldas Novas, was selected. As instruments for data collection were a Google Formas format survey with 12 open-ended questions concerning Early Childhood Education, an interview containing six open-ended questions for the general coordinator of the Multidisciplinary Center, and an interview with 14 open-ended questions for the mothers of children with ASD. All ethical measures for research with human beings were followed, and the application of the survey and interviews only began after the approval of the Ethics Committee. During the research, what was identified that was how, even having a degree in pedagogy and a lato-sensu specialization, teachers still have difficulties in developing appropriate educational practices for students with ASD. Work with the Multidisciplinary Core is not known by all teachers and parents, thus causing questioning and undue demands. Moreover, it was possible to observe that mothers with a higher education level of are more likely to identify the "gaps" in vcthe inclusion process of their child, especially the activities that are not adapted or appropriate for them. We conclude that the organization and planning of actions to be taken for the inclusion of students with ASD in early childhood education should be carried out in a collaborative way between the Secretariat of Education, multidisciplinary team, school board, pedagogical coordination, teachers and family.
Keywords: Transtorno do Espectro Autista
Educação Infantil
Práticas Pedagógicas
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Urutaí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2729
Issue Date: 15-Jul-2022
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica

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