Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2727
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: ARTE NA ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE OS ELEMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
metadata.dc.creator: Santos, Divina Célia Sena dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Bogea, Diego Ted Rodrigues
metadata.dc.description.resumo: Este estudo teve como objetivo geral investigar a importância do estudo dos elementos da linguagem visual para o ensino de Arte, objetivo este delineado pelo questionamento de qual o impacto do ensino dos elementos da linguagem visual para o processo de ensino aprendizagem de Artes para a Educação Infantil? Foi desenvolvido através de pesquisa bibliográfica e a coleta de dados foi realizada na plataforma do Google acadêmico, utilizando as palavras chaves: Artes na educação; ensino de artes, a busca teve um retorno de 25 documentos, que foram selecionados e escolhidos de acordo com os parâmetros pré-definidos para a seleção, que foram o idioma Português, os objetivos, o contexto da pesquisa e o tema, de forma que dos 25 artigos encontrados selecionou-se 07 por estarem condizentes e dentro dos parâmetros de seleção definidos. Os autores que fundamentaram este estudo foram: Dondis (1991); Cunha (2019); Canteras (2009); Ostetto (2011). A realização do estudo permitiu verificar e analisar a importância dos elementos da linguagem visual para o processo de ensino aprendizagem de Artes para a Educação Infantil. A Arte é uma forma de sentir a vida e, ao se sensibilizar diante do mundo, as crianças se tornam melhores seres humanos, pelo fato de permitir expressar o seu mundo interno de uma forma que estimule a criação, o aprender e o inovar.
Abstract: This study aimed to investigate the importance of studying the elements of visual language for the teaching of Art, an objective outlined by the questioning of what is the impact of teaching the elements of visual language for the teaching-learning process of Arts for Early Childhood Education ? It was developed through bibliographic research and data collection was carried out on the Google academic platform, using the keywords: Arts in education; teaching arts, the search had a return of 25 documents, which were selected and chosen according to the pre-defined parameters for the selection, which were the Portuguese language, the objectives, the research context and the theme, so that of the 25 articles found, 07 were selected for being consistent and within the defined selection parameters. The authors who supported this study were: Dondis (1991); Cunha (2019), Canteras (2009) e Ostetto (2011). The accomplishment of the study made it possible to verify and analyze the importance of the elements of visual language for the teaching-learning process of Arts for Early Childhood Education. Art is a way of feeling life and, by becoming aware of the world, children become better human beings, as it allows them to express their inner world in a way that encourages creation, learning and innovation. Keywords: Arts; Child education; visual language.
Keywords: Artes; Educação Infantil; Linguagem visual.
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Iporá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2727
Issue Date: 21-Aug-2022
Appears in Collections:Segunda Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo Científico Divina Célia Sena dos Santos.pdf455,67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.