Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2727
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: ARTE NA ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE OS ELEMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(es): Santos, Divina Célia Sena dos
Primeiro Orientador: Bogea, Diego Ted Rodrigues
Resumo: Este estudo teve como objetivo geral investigar a importância do estudo dos elementos da linguagem visual para o ensino de Arte, objetivo este delineado pelo questionamento de qual o impacto do ensino dos elementos da linguagem visual para o processo de ensino aprendizagem de Artes para a Educação Infantil? Foi desenvolvido através de pesquisa bibliográfica e a coleta de dados foi realizada na plataforma do Google acadêmico, utilizando as palavras chaves: Artes na educação; ensino de artes, a busca teve um retorno de 25 documentos, que foram selecionados e escolhidos de acordo com os parâmetros pré-definidos para a seleção, que foram o idioma Português, os objetivos, o contexto da pesquisa e o tema, de forma que dos 25 artigos encontrados selecionou-se 07 por estarem condizentes e dentro dos parâmetros de seleção definidos. Os autores que fundamentaram este estudo foram: Dondis (1991); Cunha (2019); Canteras (2009); Ostetto (2011). A realização do estudo permitiu verificar e analisar a importância dos elementos da linguagem visual para o processo de ensino aprendizagem de Artes para a Educação Infantil. A Arte é uma forma de sentir a vida e, ao se sensibilizar diante do mundo, as crianças se tornam melhores seres humanos, pelo fato de permitir expressar o seu mundo interno de uma forma que estimule a criação, o aprender e o inovar.
Abstract: This study aimed to investigate the importance of studying the elements of visual language for the teaching of Art, an objective outlined by the questioning of what is the impact of teaching the elements of visual language for the teaching-learning process of Arts for Early Childhood Education ? It was developed through bibliographic research and data collection was carried out on the Google academic platform, using the keywords: Arts in education; teaching arts, the search had a return of 25 documents, which were selected and chosen according to the pre-defined parameters for the selection, which were the Portuguese language, the objectives, the research context and the theme, so that of the 25 articles found, 07 were selected for being consistent and within the defined selection parameters. The authors who supported this study were: Dondis (1991); Cunha (2019), Canteras (2009) e Ostetto (2011). The accomplishment of the study made it possible to verify and analyze the importance of the elements of visual language for the teaching-learning process of Arts for Early Childhood Education. Art is a way of feeling life and, by becoming aware of the world, children become better human beings, as it allows them to express their inner world in a way that encourages creation, learning and innovation. Keywords: Arts; Child education; visual language.
Palavras-chave: Artes; Educação Infantil; Linguagem visual.
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2727
Data do documento: 21-Ago-2022
Aparece nas coleções:Segunda Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Científico Divina Célia Sena dos Santos.pdf455,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.