Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2725
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: METODOLOGIAS ATIVAS PARA UMA PEDAGOGIA DO APRENDER A FAZER: ENSINANDO GEOGRAFIA NA ETAPA DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): Araujo, Matheus Ferreira Diniz
Primeiro Orientador: Martins, Pollyany Pereira
Primeiro Membro da Banca: Coelho, Fares Frades
Segundo Membro da Banca: Martins, Lucimar dos Reis Duarte
Resumo: O artigo traz resultados que são apresentados a fim de, aprofundar as problematizações e compreender propostas e modelos de metodologias ativas que podem ser utilizadas para o ensino de geografia a priori no ensino fundamental. No qual foi realizado um levantamento de materiais e atividades postados na página do grupo “Geografia Ativa” no Facebook; foram selecionadas as atividades que respondiam tanto ao conteúdo do ensino de geografia nas séries iniciais, quanto nas séries finais do ensino fundamental. Com efeito, a intenção foi verificar como essas atividades são inseridas e identificar quais conteúdos e conceitos da geografia são aplicados. E sabendo que a educação básica segue uma sequência evolutiva de desenvolvimento de competências e habilidades dos alunos, acredita-se que o conteúdo deve ser apresentado gradativamente em cada nível, cabendo ao professor a adequação aos recursos metodológicos escolhidos. Pois é importante enfatizar que, quanto à escolha de uma metodologia ativa por si só não é a resposta para uma solução para a aprendizagem dos alunos, pois a metodologia pura não é garantia de eficiência, pois a mesma deve ser realizada em conformidade com a realidade em que vive o aluno. Espera-se que o artigo possa ser fonte de novas reflexões, discussões, bem como servir como material auxiliar para os professores desenvolverem suas aulas, e servir de inspiração metodológica no ensino, com isso compartilhar não só ideias para a produção de recursos, mas também como divulgação do grupo que a cada dia ajuda milhares de professores pelo Brasil.
Abstract: The article presents results that are presented with the aim of deepening the problematization and understanding proposals and models of active methodologies that can be used for the teaching of geography a priori in elementary school. A survey of materials and activities posted on the "Geografia Ativa" group page on Facebook was not carried out; were selected as activities that corresponded to both the geography teaching content in our initial grades and in our final grades of elementary school. Indeed, the intention was to verify how these activities are inserted and to identify which contents and concepts of geography are applied. Knowing that basic education follows an evolutionary sequence of development of students' skills and abilities, it is recognized that the content must be presented gradually at each level, and it is up to the teacher to adapt the chosen methodological resources. Because it is important to emphasize that the choice of an active methodology by itself is not the answer of a solution for the learning of two students, because a pure methodology is not a guarantee of efficiency, as it must be carried out according to the reality in which they live. the alum It is hoped that the article can be a source of new reflections, discussions, as well as serve as auxiliary material for teachers to develop their classes, and serve as methodological inspiration in teaching, thus sharing not only ideas for the production of resources, but also as the dissemination of the group that every day helps thousands of teachers throughout Brazil.
Palavras-chave: Metodologia Ativa
Geografia
Ensino Fundamental
Educação
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2725
Data do documento: 31-Ago-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo_matheus.pdfArtigo1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.