Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2645
Tipo: Dissertação
Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL E O CERRADO DE CORRENTE - PI: ABORDAGENS POSSÍVEIS NA GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): Brito, Ruamma
Primeiro Orientador: Salomão, Leandro
Resumo: O mundo tem passado por intensas transformações em sua paisagem, tais como, a criação de novas cidades e abertura de campos agrícolas, devido à expansão do ser humano sobre o planeta Terra. Como consequência do avanço do ser humano sobre o planeta, surgem os problemas ambientais, resultado da exploração desenfreada, desrespeitando a capacidade de resiliência da natureza, assim, os biomas de todo o mundo são atingidos por esse processo de modificação e o Cerrado, segundo maior bioma do planeta, está inserido nesse seguimento. No intuito de mitigar tais problemas, as atividades de Educação Ambiental se tornam essenciais e ela surge como uma ferramenta capaz de transformar a visão que o ser humano tem do meio ambiente. O presente trabalho investiga as potencialidades naturais do município de Corrente-PI na área dos Morros do Pico que estão localizados no Cerrado Piauiense. Como base de análise e como apresentação da metodologia foram gerados mapas através do geoprocessamento, possibilitando a localização dos Morros do Pico no espaço piauiense. O estudo objetiva avaliar a potencialidade didática do Morro do Pico como suporte ao ensino da Educação Ambiental na Geografia no bioma Cerrado, no Ensino Fundamental, para isso produziu-se um portfólio como material didático de apoio a professores no qual o cerrado local é utilizado como contexto para o ensino/aprendizagem de conteúdos de Geografia. O portfólio foi elaborado após consulta a BNCC, para que se identificasse em qual nível de ensino seria trabalhada a temática Cerrado na disciplina de Geografia. Mediante aplicação de uma sequência didática em que o portfólio serviu de fio condutor, os partícipes, estudantes do ensino fundamental, responderam um formulário no sentido de aferir a eficácia da ferramenta. O resultado desses formulários foi submetido a estatística. Uma análise de deviance foi feita para avaliar diferenças entre os grupos pela estatística qui-quadrado a 5% de significância. Foi também calculada e testada a razão de chances (odds ratio) sendo assim, possível verificar que os estudantes que participaram da atividade com portfólio possuem 2,64 mais chances de obter resposta correta ao se comparar com um grupo que não teve a mesma experiência. As atividades de Educação Ambiental através do patrimônio natural local são essenciais para que a população desenvolva um sentimento de pertencimento ambiental.
Abstract: The world has undergone intense transformations in its landscape, such as the creation of new cities and the opening of agricultural fields, due to the expansion of the human being on planet Earth. As a consequence of the advance of the human being on the planet, environmental problems arise as a result of unrestrained exploitation, disrespecting the resilience of nature, thus, the biomes around the world are affected by this process of modification and the Cerrado, the second largest biome on the planet, is inserted in this segment. In order to mitigate such problems, Environmental Education activities become essential and it emerges as a tool capable of transforming the vision that human beings have of the environment. The present work investigates the natural potentialities of the municipality of Corrente-PI in the area of the Morros do Pico, which are located in the Cerrado of Piauiense. As a basis for analysis and as a presentation of the methodology, maps were generated through geoprocessing, enabling the location of the Morros do Pico in the Piauiense space. The study aims to evaluate the didactic potentiality of the Morro do Pico as a support to the teaching of Environmental Education in Geography in the Cerrado biome, in Primary Education. For this, a portfolio was produced as didactic material to support teachers in which the local Cerrado is used as a context for the teaching/learning of Geography contents. The portfolio was developed after consulting the BNCC, to identify at which grade level the Cerrado theme would be worked in Geography. Through the application of a didactic sequence in which the portfolio served as a common thread, the participants, elementary school students, answered a form in order to assess the effectiveness of the tool. The results of these forms were submitted to statistics. A deviance analysis was done to evaluate differences between the groups, using the chi-square statistic at 5% significance level. The odds ratio was also calculated and tested, and it was possible to verify that students who participated in the portfolio activity had a 2.64 higher chance of getting the correct answer when compared to a group that did not have the same experience. Environmental Education activities through the local natural heritage are essential for the population to develop a sense of environmental belonging.
Palavras-chave: Corrente- PI
Morro do Pico
Patrimônio Natural
Vale do Corrente
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Conservação de Recursos Naturais do Cerrado
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2645
Data do documento: 10-Jun-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Conservação dos Recursos Naturais do Cerrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_Ruamma Lobato Nogueira Brito.pdf5,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.