Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2642
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: RESPOSTA DE Acrocarpus fraxinifolius WIGHT & ARN. A ADUBAÇÃO FOSFATADA LOCALIZADA
Título(s) alternativo(s): RESPONSE BY Acrocarpus fraxinifolius WIGHT & ARN. LOCALIZED PHOSPHATE FERTILIZATION
Autor(es): Sousa, Wanderson Evangelista
Primeiro Orientador: Carlos, Leandro
Primeiro Membro da Banca: Silva, Igor Olacir Fernandes
Segundo Membro da Banca: Faria, Giselle Santos de
Resumo: Devido ao uso crescente de produtos derivados de madeira, há uma busca constante por novas técnicas silviculturais e a introdução de novas espécies cultivadas em outros países, nesse contexto o cedro indiano (Acrocarpus fraxinifolius Mart.) é uma espécie nativa da Índia com potencial, porém há poucos trabalhos na literatura abordando a espécie e as exigências nutricionais em plantações, especificamente em relação ao fósforo (P) . Diante disso, o objetivo do trabalho foi avaliar a influência da adubação fosfatada no crescimento inicial e potencial produtivo de Acrocarpus fraxinifolius no campo sob doses de P. Foi avaliado cinco tratamentos de doses de P (0, 20, 40, 80 e 160 g por cova-1). O delineamento experimental de blocos casualizado com quatro repetições. Foram realizadas avaliações da altura, diâmetro do coleto, número de folhas, área folhar, diâmetro da copa, DAP, análises de trocas gasosas e calculado o rendimento volumétrico por planta e hectare. As avaliações foram realizadas aos 90; 180 e 360 dias após plantio. Foi feita a análise de variância e regressão polinomial entre dosagens e as variáveis dos dados coletados. Os resultados do experimento demostram que as plantas de Acrocarpus fraxinifolius responde a adubação fosfatada. A melhor dose aplicada para o P foi a de 80 g cova-1.
Abstract: Devido ao uso crescente de produtos derivados de madeira, há uma busca constante por novas técnicas silviculturais e a introdução de novas espécies cultivadas em outros países, nesse contexto o cedro indiano (Acrocarpus fraxinifolius Mart.) é uma espécie nativa da Índia com potencial, porém há poucos trabalhos na literatura abordando a espécie e as exigências nutricionais em plantações, especificamente em relação ao fósforo (P) . Diante disso, o objetivo do trabalho foi avaliar a influência da adubação fosfatada no crescimento inicial e potencial produtivo de Acrocarpus fraxinifolius no campo sob doses de P. Foi avaliado cinco tratamentos de doses de P (0, 20, 40, 80 e 160 g por cova-1). O delineamento experimental de blocos casualizado com quatro repetições. Foram realizadas avaliações da altura, diâmetro do coleto, número de folhas, área folhar, diâmetro da copa, DAP, análises de trocas gasosas e calculado o rendimento volumétrico por planta e hectare. As avaliações foram realizadas aos 90; 180 e 360 dias após plantio. Foi feita a análise de variância e regressão polinomial entre dosagens e as variáveis dos dados coletados. Os resultados do experimento demostram que as plantas de Acrocarpus fraxinifolius responde a adubação fosfatada. A melhor dose aplicada para o P foi a de 80 g cova-1.
Palavras-chave: Fisiologia
Cedro indiano
Morfologia e crescimento
Fósforo
Área do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Rio Verde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2642
Data do documento: 27-Jul-2022
Aparece nas coleções:Bacharelado em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RESPOSTA DE Acrocarpus fraxinifolius Wight & Arn. A ADUBAÇÃO FOSFATADA LOCALIZADA.pdf636,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.