Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2590
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O USO DE CELULARES POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Autor(es): Costa, Ubirlene
Primeiro Orientador: Nascimento, Maria do Socorro Viana do
Resumo: Este estudo foi projetado para examinar o uso do telefone celular, uma tecnologia amplamente difundida, e com esta tecnologia influencia o aprendizado dos estudantes de ensino médio. O estudo pretendeu examinar o uso de smartphones no ensino e aprendizagem. O desenho de pesquisa empregado foi um de ordem qualitativa exploratória descritiva. A população-alvo do estudo foram estudantes de do 3º ano do ensino médio e seus pais e professores, de três colégios estaduais da cidade de Rubiataba Goiás. Foram selecionados 10 alunos, 10 pais e cinco professores de cada instituição, em um total de 30 alunos, 30 pais e 15 professores. Os dados foram coletados por meio de questionários de professores e alunos. Os dados foram analisados por meio de resultados e discussão comparativa com outros estudos publicados anteriormente. A análise qualitativa dos itens abertos dos questionários foi considerada e as inferências extraídas das opiniões dos respondentes. Os achados revelaram que o celular tem um grande potencial como ferramenta de aprendizagem e pode ser usado positivamente para fins de ensino e aprendizagem. Entretanto, no Brasil existem leis que proíbem seu uso no recinto escolar. Após as análises os resultados foram apresentados na forma de gráficos. O estudo gerou uma disparidade de opiniões entre alunos e pais com seus professores, e o que se notou é que alunos e professores de uma das instituições que é gerida por militares são mais resistentes ao uso de smartphones. Concluímos então que geramos alguns dados úteis para professores e alunos usarem para recomendações de políticas. Palavras-chave: Smartphone, Aprendizagem; Sala de aula
Abstract: This study was designed to examine cell phone use, a technology that is widespread, and how this technology influences high school student learning. The study aimed to examine the use of smartphones in teaching and learning. The research design used was a descriptive exploratory qualitative one. The target population of the study were 3rd year high school students and their parents and teachers from three state schools in the city of Rubiataba Goiás. 10 students, 10 parents and five teachers from each institution were selected, out of a total of 30 students, 30 parents and 15 teachers. Data were collected through questionnaires from teachers and students. Data were analyzed through results and comparative discussion with other previously published studies. The qualitative analysis of the open items of the questionnaires was considered and the inferences extracted from the respondents' opinions. The findings revealed that the cell phone has great potential as a learning tool and can be used positively for teaching and learning purposes. However, in Brazil there are laws that prohibit its use in the school premises. After the analysis, the results were presented in the form of graphs. The study generated a disparity of opinions between students and parents with their teachers, and what was noticed is that students and teachers from one of the institutions that is run by the military are more resistant to the use of smartphones. We conclude that we have generated some useful data for teachers and students to use for policy recommendations. Keywords: Smartphone, Learning; Classroom.
Palavras-chave: Smartphone
Aprendizagem
Sala de aula
Área do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2590
Data do documento: 15-Jun-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC OK ENVIAR RPS.pdf715,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.