Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2575
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: EFEITOS DO PERÍODO PANDÊMICO NO DESEMPENHO ACADÊMICO: UM ESTUDO INVESTIGATIVO COM ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IF GOIANO - CAMPUS CERES
metadata.dc.creator: Faria, Giovana G. M.
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Renata R. R. da S.
metadata.dc.contributor.referee1: Nunes, Lorena, de A. C.
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Miriam M. L. R.
metadata.dc.description.resumo: A educação e o processo de formação inicial docente relacionados à efeitos no desempenho escolar de estudantes em diversos níveis de ensino, sucedeu pela pandemia da COVID-19, a qual afastou presencialmente alunos e professores durante meses das instituições de ensino, reconfigurando a oferta de ensino. O objetivo desta pesquisa é compreender o desenvolvimento acadêmico na formação inicial de professores de Biologia no período de pandemia da COVID-19, através de um diagnóstico sobre como os discentes edificaram aprendizagens e conhecimentos durante o percurso universitário durante o período de março de 2020 a março de 2022. A pesquisa é de cunho descritivo e investigativo, sendo um instrumento de análise da compreensão de fatos correspondentes aos objetivos da pesquisa. Para a obtenção de dados foi aplicado um questionário composto por 09 questões com perguntas pertinentes ao tema da pesquisa. As questões foram a respeito da formação e desempenho acadêmico nas disciplinas pedagógicas no período pandêmico. As respostas extraídas pelos estudantes por meio do questionário respondem questões sobre as experiências adquiridas durante o período pandêmico.
Abstract: Education and the process of initial teacher training related to the effects on the school performance of students at different levels of education, happened by the COVID-19 pandemic, which in person took students and teachers away from educational for months, reconfiguring the teaching offer. The objective of this research is to understand the academic development in the initial training of Biology teachers in the period of the COVID-19 pandemic, through a diagnosis of how students built learning and knowledge during the university course during the period from March 2020 to March de 2022. The research is descriptive and investigative, being an instrument for analyzing the understanding of facts corresponding to the research objectives. To obtain data, a questionnaire consisting of 09 questions with questions relevant to the research topic was applied. The questions were about training and academic performance in pedagogical disciplines in the pandemic period. The answers extracted by the questionnaire answer questions about the experiences acquired during the pandemic period.
Keywords: Ensino
Pandemia
Formação docente
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ceres
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2575
Issue Date: 8-Jun-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Giovana Maçoni Faria.pdf574,2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.