Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2566
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Moreira, Débora Astoni-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0892554192927049pt_BR
dc.creatorSouza, Gilmara Rodrigues de-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-23T12:37:52Z-
dc.date.available2022-06-23T12:37:52Z-
dc.date.issued2022-06-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2566-
dc.description.abstractIn this work, we present a theoretical review from the perspective of a motivating teaching, in order to arouse an interest in Chemistry in students, from the proposal of inserting natural dyes from indigenous culture in the teaching of Chemistry, seeking to improve educational practice. in the vigor of contributing to the theme indigenous culture considered as an object of study in basic education, as established in legislation 11,645/08 in the assistance and collaboration of indigenous cultural knowledge in the contribution of the teaching of chemical and scientific concepts. For the purposes of this work, studies were carried out through research sources on the topic of indigenous culture through the theme of insertion of natural dyes in the teaching of chemistry. The research is directed to the teaching method that aims to promote chemical knowledge from the students' prior knowledge, from the interaction of knowledge coming from another, whether in different experiences, beliefs, cultural values in the construction of skills and competences and not accumulations. of content. Natural dyes present in everyday life are used worldwide in the food industry, pharmaceuticals, textile factories, visibly used in indigenous cultural manifestations. In teaching, the transposition of people's voices into the educational environment leads society to awareness and respect for the histories and diversities of a local culture. The tincture in the employability of indigenous body painting is marked by the characterization of identities and cultural manifestations, bringing to teaching diversified classes such as the application of practical workshops of indigenous body painting. The contextualization of natural dyes with chemical contents stimulates the acquisition of knowledge about the chemical composition of the fruit, seeds and tubers and, in practice, brings the exploration of the extraction of natural dyes with chemical methods, working on the structural forms of the dyes' pigments, the pigment stabilization. In this work, the importance of natural dyes in the teaching of organic chemistry is established, contextualizing with extraction methods, constitution, solubility, acid/base properties, etc., in the acquisition of chemical, social and cultural knowledge through natural dyes. most used by annatto, genipap and saffron, in addition to promoting the ability to arouse motivation, interest and participation in the individual, it stimulates the ability to reason, reflect and question through assimilated knowledge in the transposition of theory to indigenous culture. Practice.pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho apresentamos uma revisão teórica na perspectiva de um ensino motivador, no intuito de despertar nos estudantes o interesse pela Química, partindo da proposta inserção dos corantes naturais da cultura indígena no ensino de Química, buscando aperfeiçoar a prática educacional no vigor de contribuir com a temática cultura indígena considerada como objeto de estudo na educação básica, como estabelecido na legislação 11.645/08 no auxílio e na colaboração do conhecimento cultural indígena na contribuição do ensino de conceitos químico e científico. Para a proposta deste trabalho, foram elaborados estudos através de fontes de pesquisa sobre a temática cultura indígena por intermédio do tópico inserção dos corantes naturais no ensino de química. A pesquisa é direcionada para o método de ensino que visa o favorecimento do conhecimento químico a partir do conhecimento prévio dos estudantes, da interação do conhecimento procedendo de um outro, é nas diversas experiências, crenças, valores culturais na construção de habilidades e competências e não acúmulos de conteúdos. Os corantes naturais presentes no cotidiano são empregados mundialmente nas indústrias alimentícias, nos fármacos, em fábricas têxteis, visivelmente empregados nas manifestações culturais indígenas. No ensino a transposição das vozes dos povos para o ambiente educacional conduz a sociedade à conscientização e respeito pelas histórias e diversidades de uma cultura local. Os corantes na empregabilidade de pinturas corporais indígenas é marcada pela caracterização das identidades e manifestações culturais, trazendo para o ensino aulas diversificadas como a aplicação de oficinas práticas sobre pinturas corporal indígena. A contextualização dos corantes naturais com conteúdos químicos fomenta a aquisição do conhecimento sobre a composição química do fruto, sementes, e tubérculos e na prática trazer a exploração da extração dos corantes naturais com métodos químicos, trabalhar as forma estruturais dos pigmentos dos corantes, os métodos de estabilização dos pigmentos. Neste trabalho institui-se a importância dos corantes naturais no ensino de química orgânica, contextualizando com métodos de extração, constituição, solubilidade, propriedades ácidas/base etc., na aquisição do conhecimento químico, sociais e culturais por meio dos corantes naturais mais usados pelos indígenas o urucum, o jenipapo e o açafrão, além promover capacidade de despertar no indivíduo a motivação, o interesse, participação, estimula a capacidade de raciocinar, refletir e questionar através dos conhecimentos assimilados na transposição da teoria para a prática cultural indígena.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Bethânia Silva (bethania.silva@ifgoiano.edu.br) on 2022-06-23T12:31:24Z No. of bitstreams: 1 TCC-gilmaria-2022.pdf: 2171898 bytes, checksum: 6fdea05ac9a4d70335004d77e9cf02af (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bethânia Silva (bethania.silva@ifgoiano.edu.br) on 2022-06-23T12:32:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC-gilmaria-2022.pdf: 2171898 bytes, checksum: 6fdea05ac9a4d70335004d77e9cf02af (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-23T12:37:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC-gilmaria-2022.pdf: 2171898 bytes, checksum: 6fdea05ac9a4d70335004d77e9cf02af (MD5) Previous issue date: 2022-06-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectCorantespt_BR
dc.subjectPrática culturalpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleINSERÇÃO DOS CORANTES NATURAIS DA CULTURA INDÍGENA NO ENSINO DE QUÍMICApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-Gilmaria-2022.pdf1,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.