Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2557
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: ALTERNATIVAS PARA UM ENSINO MAIS ATRATIVO
Autor(es): Silva, Maynara de Melo Martins
Primeiro Orientador: Costa, Deomar Plácido da
Primeiro Membro da Banca: Oliveira, Bruna Luana Marcial
Segundo Membro da Banca: Camargo, Marysson Jonas Rodrigues
Resumo: A disciplina de Química é temida pela maior parte dos alunos, classificada como sem sentido e de difícil aprendizagem, em função de dificuldades existentes no processo de ensino e aprendizagem. Isso ocorre devido a maneira tradicional de aplicação de conteúdos nas escolas, de forma descontextualizada e não interdisciplinar, gerando nos alunos um grande desinteresse pela matéria, bem como dificuldades de aprender e de relacionar o conteúdo estudado ao cotidiano. Para tentar solucionar este problema é necessário que os professores estejam abertos a mudanças, e que busquem conhecimentos sobre os diferentes tipos de metodologias para tornar esta disciplina mais atrativa e garantir um melhor aprendizado aos alunos. O presente trabalho apresenta uma discussão sobre a realidade das práticas pedagógicas no âmbito educativo do ensino da química, possibilitando uma reflexão sobre a prática docente, em meio a um estudo de caso sobre as principais metodologias: a contextualização, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e experimentação. Trazendo através de trabalhos já publicados na sociedade acadêmica e relatos de experiências vividas, sobre o ensino de química de maneira diferente e atrativa. O presente estudo foi dividido em etapas onde foi discutido: A dificuldade de aprendizagem de química; Papel do professor e da educação na formação de cidadãos; A Química no cotidiano e o ensino da mesma através de metodologias. Diante o exposto foi possível verificar que as metodologias podem proporcionar um ensino de química mais atrativo e dinâmico, onde os alunos participem efetivamente das aulas, garantindo assim um melhor processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: The subject of chemistry is feared by most students, classified as meaningless and difficult to learn, due to the difficulties existing in the teaching process. This is due to the traditional way of applying content in schools, in a decontextualized and non-interdisciplinary way, generating in students a great lack of interest in the subject, as well as difficulties in learning and relating the content studied to everyday life. To try to solve this problem, it is necessary that teachers are open to changes, and that they seek knowledge about the different types of methodologies to make this discipline more attractive and ensure better learning for students. The present work intends to discuss the reality of pedagogical practices in the educational context of teaching chemistry, enabling a reflection on teaching practice, in the midst of a case study on the main methodologies: contextualization, Information and Communication Technologies (ICTs) and experimentation. Bringing, through works already published in the academic society, reports of lived experiences, about teaching chemistry in a different and attractive way. The present study was divided into stages where it was discussed: The difficulty of learning chemistry; Role of the teacher and education in the formation of citizens; Chemistry in everyday life and its teaching through methodologies. Given the above, it was possible to verify that the methodologies can provide a more attractive and dynamic chemistry teaching, where students effectively participate in classes, thus ensuring a better teaching-learning process.
Palavras-chave: Química. Ensino. Metodologia.
Chemistry. Teaching. Methodology.
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2557
Data do documento: 5-Mai-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Maynara - 2022.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.